Ifac promove campanha de prevenção ao câncer de mama e câncer de próstata

O Instituto Federal do Acre (Ifac), por meio da Diretoria Sistêmica de Gestão de Pessoas (DISGP) da Coordenação de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida (Cosvi), unificou as campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul para este ano. O objetivo é promover ações educativas e preventivas em saúde, com enfoque no câncer de mama e no câncer de próstata, de forma integrada e diversificada. A programação será realizada durante os meses de outubro e novembro nas unidades do Ifac, em Rio Branco.

Com o lema “Todos juntos por uma mesma causa”, a campanha contará com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa) e dos cursos de enfermagem e de nutrição da Faculdade Meta (Fameta). Todos os servidores e terceirizados podem participar.

De acordo com a coordenadora, Rosicleia Souza, “O lema ‘Todos juntos por uma mesma causa’ expressa o macro objetivo da campanha, que é integrar homens e mulheres no combate ao câncer, promovendo a conscientização e a troca de informações e experiências, e demonstrar que o autocuidado e a busca por melhores hábitos de vida independem do sexo”.

Programação – Nos dias 11, 13, 16 e 17 de outubro, a equipe da Cosvi recepcionará os servidores nas unidades do Ifac, em Rio Branco, com distribuição de laços nas cores rosa e azul. Objetivo é sensibilizar e divulgar a campanha.

Nos dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro, materiais educativos como banners, panfletos, alimentos, protótipos de mama, ficarão expostos de forma a mostrar a relação dos hábitos alimentares e estilo de vida com a incidência do câncer de mama e próstata.

Já no dia 14 de novembro, haverá avaliação física com medição de pressão arterial, circunferências corporais, peso e altura, vacinação, testes glicêmicos e testes rápidos no hall e sala de reuniões da Reitoria – Anexo. Também serão distribuídos informativos sobre câncer de próstata para os homens.

Durante os dois meses, o papel de parede (wallpaper) dos computadores institucionais será utilizado para divulgar a campanha, que teve a arte concebida pelo programador visual Wenderson Sousa. “O foco principal são os símbolos representativos de vênus e marte, mulher e homem, que juntos formam o símbolo do infinito, mostrando a união para reforçar o slogan da campanha da Cosvi, ‘Todos Juntos por uma mesma causa’. As cores remetem às campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul. Além disso, foram usadas fotos de servidores para eles se sentirem representados e aumentar o engajamento, já que as ações serão voltadas para eles”, explicou.

Prevenir é possível! – O surgimento do câncer depende da interação de múltiplos fatores: alguns, como genética, idade e raça não podem ser modificados. No entanto, o controle dos fatores de risco e estímulo aos protetores, estão diretamente ligados ao sucesso na prevenção.

A nutricionista do Ifac, Ramyla Brilhante, destaca o papel da alimentação na prevenção do câncer: “Diversos estudos comprovam que um peso adequado, associado a uma dieta rica em fibras e fitoquímicos antioxidantes e provenientes de frutas, hortaliças, leguminosas, grãos e cereais integrais, estão diretamente relacionados à redução da incidência de cânceres - especialmente de mama, cólon e próstata. Em contrapartida, a obesidade, o alto consumo carne vermelha, gorduras de origem animal, alimentos enlatados, ultra processados, açúcar e adoçantes artificiais aumentam drasticamente a chance de desenvolver a doença, principalmente em quem tem predisposição.”

A equipe da Cosvi alerta, também, para a importância do diagnóstico precoce, como nos casos de câncer de mama, que pode ser detectado em fases iniciais, havendo assim, maiores as chances de tratamento e cura. A enfermeira do Ifac, Sirlei Silvestre, chama atenção para o autocuidado: “É importante conhecer bem as mamas, estando atenta a sinais ou sintomas. A mulher deve observar e auto palpar as mamas sempre que se sentir confortável – durante o banho, por exemplo. Detectando qualquer alteração nas mamas, como: assimétricas, secreções atípicas, nódulos etc., deve buscar o serviço de saúde ou o médico mastologista, para investigação diagnóstica.”

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal o Acre (Ifac).

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF

       ​Secretaria Executiva
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Assessoria de Comunicação Social e Eventos
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​Assessoria de Relações Internacionais
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br