Jornal Escolar tem primeira edição lançada no campus Rio Branco

A primeira edição do Jornal Escolar, resultado do projeto de extensão coordenado pela professora Risonete Tavares Gomes, com o apoio da professora Ana Meire, teve seu lançamento realizado em evento na segunda-feira, 13/11, no auditório do campus Rio Branco.

Participaram da cerimônia o Pró-reitor de Extensão (Proex), Fábio Storch, o diretor geral do campi, Wemerson Fittipaldy, o diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, César Gomes de Freitas, estudantes dos cursos Integrados, incluindo os quinze alunos que participaram do projeto, e a coordenadora de Extensão, Suellen Cristina Enes Valentim da Silva.

A iniciativa tem como objetivo realizar a interação entre as turmas dos diferentes cursos Integrados, além de proporcionar espaço para discussão de situações do cotidiano escolar e divulgar as atividades desenvolvidas no campus, conforme destacou a professora Risonete Gomes. “Este é um projeto piloto, o primeiro jornal do campus Rio Branco. Já tínhamos a ideia de trabalhar com os alunos do integrado e agora é expandir para todos os cursos”.

Com a primeira edição, a coordenadora espera criar um blog, para ampliar a abrangência do projeto. “Pretendemos trabalhar com um blog, até mesmo para não prejudicar o meio ambiente. Com o blog teremos condições de trabalhar várias edições, mensal ou bimestral e já estamos conversando com os alunos sobre essas ideias para 2018, além de ter mais uma edição impressa”.

Potencial dos alunos - Na avaliação da coordenadora da atividade, houve um empenho por parte dos alunos, superando as expectativas do resultado esperado. “Como o projeto piloto foi maravilhoso, pois nossos alunos têm potencial que precisa ser valorizado, por meio dessas iniciativas. Descobrimos talentos que não imaginávamos, como a nossa poetisa Marcela Silva, que tem duas poesias nessa edição”.

Para o aluno Cleivisson Dias de Souza, bolsista do projeto e aluno do 4º período do curso de Logística, a importância do projeto está no fato de levar a informação para os alunos do campus, consolidando o papel da instituição no acesso a informação. “O acesso a informação é muito importante e abre portas para novas oportunidades, como a descoberta de novos talentos”.

Segundo o bolsista, foram muitas contribuições por parte dos estudantes, por meio de textos e ideias para esta primeira edição. “Quando a gente entra na faculdade, precisamos participar das atividades que acontecem e ser bolsista do projeto do Jornal Escolar foi muito interessante porque ajuda na divulgação da instituição para os alunos”.

Apoio da Proex - O Pró-reitor de Extensão, Fábio Storch, destacou o número de projetos apoiados pela Proex e enfatizou o resultado do projeto que financiou a edição do primeiro jornal do campus Rio Branco. “Esta é mais uma ação de extensão apoiada pela Proex. Temos avançado nos nossos números de projetos institucionalizados, chegando a mais 150, sendo que 48% deles são financiados pelos nossos editais”.

Mesmo com corte de recursos, o pró-reitor diz que, devido a decisão da atual gestão, de valorizar os projetos de extensão, não houve interrupção na liberação do repasse. “Avalio como positiva a realização desse projeto, concretizando uma proposta do campus Rio Branco em realizar essa ação, principalmente em um período que aconteceram cortes orçamentários e, mesmo assim, conseguimos priorizar por meio de decisões de gestão a manutenção de recursos voltados para a Extensão”.

Neste projeto específico, segundo o pró-reitor, foram garantidos recursos para o custeio das atividades, bem como bolsa para um aluno que contribuiu com a coordenação da atividade. “Queremos parabenizar a coordenação do projeto e os alunos envolvidos, e dizer que a Proex está à disposição dos professores que desejarem submeter seus projetos aos editais”.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal do Acre (Ifac).

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF

       ​Secretaria Executiva
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Assessoria de Comunicação Social e Eventos
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​Assessoria de Relações Internacionais
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br