Projeto do campus Tarauacá fortalece arranjos produtivos locais

O Laboratório Interdisciplinar em Gestão e Sustentabilidade (LabiGeS), grupo de pesquisas vinculado ao eixo de Gestão e Negócios do campus Tarauacá do Instituto Federal do Acre (Ifac), está desenvolvendo o Projeto Cont(@)biliZARSE! que tem como objetivo criar estratégias inovadoras para promover o fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) da região.

O projeto é coordenado pelo professor de Gestão e Negócios Jean Marcos da Silva, que destaca a importância da participação dos comerciantes locais. “Especificamente, o projeto parte da premissa de que todos os empreendedores podem alavancar sua atividade produtiva por meio da Auto Contabilização, uma forma de contabilidade em que os próprios gestores aprendem, com base na inovação e adaptação, técnicas de registro e análise dos resultados e performance de seus respectivos negócios”.

A primeira atividade do projeto foi desenvolvida nesse domingo, 14/1, quando os alunos do curso Técnico em Finanças Turma 2017 realizaram a Etapa I – Diagnóstico, coletando dados que servirão para contabilizar e medir o nível de empreendedorismo do Mercado Municipal de Tarauacá. “Nas etapas seguintes, serão selecionados empreendimentos para incubar repassando informações e orientações na tentativa de promover a Auto Contabilização para tornar possível a profissionalização dos empreendedores em relação ao registro e análise de performance, ou seja, em relação a custos, lucros e possíveis prejuízos”.

O aluno Weliton da Silva Martins, integrante voluntário no LabiGeS, fala da experiência de participar da coleta de dados. “Além do aprendizado, nos divertimos muito fazendo as entrevistas e interagindo com os comerciantes. Eu e meus colegas tivemos contato e mais experiência também com relação à pesquisa de campo”.

A iniciativa do professor Jean Marcos da Silva em realizar o projeto de extensão através do LabiGeS é elogiada pelos coordenadores de cursos do campus. Para o professor Davair Teixeira Júnior, coordenador do curso de Agricultura, o projeto faz uma aproximação com a comunidade. “Vejo o projeto de modo muito positivo. Além de ser uma forma de a instituição contribuir com a sociedade a partir do conhecimento técnico-científico disponível e ensinado em sala de aula aos alunos”.

Já o coordenador do curso de Finanças, professor Carlos Roberto Ribeiro da Silva Júnior, diz que são ações como esta que produzem um aprendizado eficiente e prático. “O professor Jean tem se mostrado um profissional muito atuante e criativo, sobretudo em ações como estas do Projeto Contabilizarse! Ações desprovidas de interesse em promoção pessoal, mas focadas na formação do aluno”.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal do Acre (Ifac)

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF

       ​Secretaria Executiva
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Assessoria de Comunicação Social e Eventos
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​Assessoria de Relações Internacionais
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br