O Instituto Federal do Acre (Ifac) deu início, no dia 4/6, ao curso “Educação a Distância: Concepções Gerais”. Ao todo, 168 servidores da instituição participaram das primeiras atividades, que foram realizadas por videoconferência. A capacitação, que segue até o final do mês de junho, faz parte da parceria firmada entre o Ifac e o Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT).
Para receber os técnicos-administrativo e docentes do Ifac, o evento contou com a participação da reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, e também do reitor do IFMT, Willian Silva de Paula. Ainda participaram do evento, os pró-reitores de Ensino, Carlos André de Oliveira Câmara (IFMT) e Lucilene Acácio Belmiro (Ifac), como também os diretores dos Centros de Referência em Educação a Distância e Formação Continuada (Creads) do IFMT e Ifac, Constantino Dias da Cruz Neto e Rodrigo Silva Souza, respectivamente.
“Estou muito emocionada pelo contexto do momento e pelo orgulho de ver que, eventos como este fortalecem o verdadeiro sentido da nossa Rede de Educação Profissional, representado pela cooperação técnica entre o IFMT e Ifac. Uma parceria que proporcionou a realização deste curso, que irá beneficiar quase 170 servidores da nossa instituição, neste primeiro momento”, destacou Rosana Cavalcante.
A reitora Rosana Cavalcante agradeceu, ainda, a parceria e empenho do reitor Willian Silva de Paula, para realização do curso. “Agradeço imensamente ao magnífico reitor Willian, do IFMT, juntamente com sua equipe, que oportunizou este momento e nos honrou com a sua presença”.
Ainda de acordo com a reitora do Ifac, a capacitação para os servidores também foi possível graças ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelas Pró-Reitorias de Ensino (Proen) e de Desenvolvimento Institucional (Prodin) do Ifac. “Neste momento, em que precisamos qualificar e ampliar a área de atuação dos nossos servidores, quase 170 servidores presentes de forma virtual no evento, mostra que estamos no caminho certo, com um trabalho comprometido e responsável. Agradeço a equipe das Pró-Reitorias e também do Cread de ambos os Institutos pela organização deste evento”.
O reitor do IFMT, Willian Silva de Paula, lembrou a importância da parceria com o Ifac e destacou que a oferta do curso de EaD fortalece o papel da Rede Federal, além de contribuir para a qualificação dos servidores. “Eu e a Rosana somos colegas no Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e tenho acompanhado o seu trabalho junto ao Ifac. Esta parceria entre os dois Institutos é o reconhecimento de um trabalho sério que vem sendo desenvolvido na instituição acreana”.
Ainda durante a abertura do evento, a pró-reitora de Ensino, Lucilene Acácio agradeceu o empenho da Prodin e seus servidores, na realização do acordo de cooperação, e ainda destacou o entusiasmo da reitora Rosana Cavalcante dos Santos no processo de consolidação da nova Política de Ensino que está sendo construída na instituição. “Quero agradecer, a nossa reitora, e também aos colegas da Pró-Reitoria de Ensino e do Cread, do IFMT, pelo apoio e suporte para a realização deste curso”.
O diretor do Cread do Ifac, Rodrigo Silva Souza, durante a videoconferência, apresentou o curso aos participantes. Em seguida, o professor do IFMT, Constantino Dias Cruz Neto, realizou a palestra “Trajetória histórica da Educação a Distância”, traçando um marco histórico das fases da EaD desde a sua criação até os dias atuais.
Atividades – O curso “Educação a Distância: Concepções Gerais” é destinado aos servidores do Ifac e conta com carga horária de 40 horas. A capacitação será desenvolvida em oito módulos, com duração de quatro semanas. Esta é a primeira turma que será capacitada e a expectativa é de que as aulas sejam encerradas no final do mês de junho.
A Pró-Reitoria de Ensino, conforme destacou Lucilene Acácio, já estuda a possibilidade de abrir novas vagas para os meses de julho e agosto, devido ao interesse dos servidores da instituição.
“Nosso objetivo é capacitar o maior número de profissionais do Ifac para atuar com EaD, uma vez que esta modalidade é uma das alternativas para manter o processo de aprendizagem evoluindo”, finalizou a pró-reitora de Ensino.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal do Acre (Ifac)