Projeto de pesquisa em setor ferroviário gera publicação de artigo em revista internacional

72d8ff06 b764 46a5 99c9 73b06d48d960Um projeto de pesquisa do Campus Santos Dumont do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais rendeu, além de conclusões valiosas para o setor ferroviário, a publicação de um artigo em inglês na revista internacional SN Applied Sciences. Em Tool wear analysis in milling of locomotives wheels (Estudos do desgaste dos insertos utilizados na fresagem de rodas ferroviárias), os autores avaliam os danos a insertos utilizados no processo de fresagem de rodas de locomotivas classe C.

O estudo foi desenvolvido até agosto de 2020 em parceria com uma concessionária do setor ferroviário. Philipe Pacheco (professor do Campus Santos Dumont e coordenador da graduação em Engenharia Ferroviária e Metroviária), Richard Correa (atualmente professor do Campus Muriaé do IF Sudeste MG, era técnico de laboratório do Campus Santos Dumont), Thiago Mendes (bolsista do projeto e aluno da Engenharia Ferroviária e Metroviária), Bruno Meirelles e Ivan Formigon (ambos funcionários da concessionária) utilizaram um sistema de captura de imagens composto por um microscópio digital para identificar o desgaste.

O dano mais comum aos insertos utilizados no processo de usinagem, de acordo com o estudo, é a trinca térmica, mas outras consequências foram apontadas, como lascamento e fratura. As condições da ferrovia também influenciam o desgaste. Para ler o artigo na íntegra (em inglês), clique aqui.

Fonte: Matéria originalmente publicada no site do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG)

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF

       ​Secretaria Executiva
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Assessoria de Comunicação Social e Eventos
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​Assessoria de Relações Internacionais
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br