Ifal e Huawei iniciam inscrições para capacitação em Inteligência Artificial

d434adfb 2f9c 4f34 9923 a59b86abc53aUma parceria firmada entre o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e a Huawei, líder global de infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, está ofertando a capacitação em Inteligência Artificial para toda a comunidade alagoana. As inscrições começaram nesta segunda-feira, 11, e ocorrem até o dia 27 de janeiro, por meio de um endereço eletrônico.

O curso tem o objetivo de promover e replicar os conhecimentos técnicos necessários para a formação e a certificação de profissionais no segmento de mercado de Inteligência Artificial, com foco no aumento de recursos humanos na área e no estímulo à formação dos discentes na área de tecnologia, através da experiência com produtos Huawei utilizados no mercado.

“A nossa expectativa é que a capacitação em Inteligência Artificial possa desenvolver talentos com habilidades práticas para atuar na indústria global de TIC”, explica o professor do Campus Maceió e coordenador do projeto, Flávio Medeiros.

Aulas remotas

O treinamento será ministrado gratuitamente, no período de 1 de fevereiro a 12 de março, com aulas on-line, realizadas pelo Google Meet, às terças e quintas-feiras, de 19h30 às 21h30, além das aulas gravadas disponibilizadas no Google Classroom. 

"Em função da pandemia do coronavírus, as atividades serão realizadas remotamente. Teremos aulas ao vivo e vários materiais em vídeo e texto serão disponibilizados para os estudantes. Os instrutores são docentes com vasta experiência de ensino e com domínio de tecnologias educacionais para atividades não presenciais", enfatiza Flávio.

Para participar do treinamento, é necessário ter nível básico de língua inglesa para leitura. Apesar das aulas serem ministradas em português, está prevista a utilização de material em inglês.

“Ao final dos simulados, os estudantes da capacitação que se destacarem irão receber um voucher para obter a Certificação Huawei HCIA-AI. O custo convencional para fazer o referido exame é de US$ 200,00”, comenta Flávio.

Convênio Ifal/ Huawei

O Ifal foi credenciado como membro do programa de cooperação Huawei ICT Academy no segundo semestre de 2020. A iniciativa, que habilita instituições de ensino a oferecerem treinamento em tecnologias da empresa em questão foi consequente de uma articulação de Flávio e dois docentes do Campus Rio Largo, Glauber Ferreira e Leonardo Fernandes. Eles integram o Centro de Pesquisa em Software - CPSoftware, grupo que atua no desenvolvimento de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em colaboração com parceiros do setor produtivo.

Representante do Ifal na cooperação Huawei ICT Academy, Flávio destacou o apoio institucional da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Ifal para que o programa pudesse ser implantado e executado na instituição, colaborando com a missão de apoiar e induzir atividades de inovação tecnológica.

“Ainda em 2020, oferecemos a capacitação em Redes 5G. Graças ao sucesso obtido nesta primeira capacitação, prepararemos agora estudantes e professores da área de TIC, assim como profissionais do estado de Alagoas para as tecnologias de Inteligência Artificial. São várias tecnologias inovadoras englobadas em uma mesma temática”, ressaltou o docente.

De acordo com o membro da CPSoftware, a capacitação em Inteligência Artificial contempla aspectos de Software, Hardware e Nuvem. Desde as ferramentas, algoritmos e técnicas de programação utilizados em Inteligência Artificial, passando pelos dispositivos de hardware que permitem executar esses algoritmos de maneira mais eficiente, até a implantação de serviços em ambientes de computação em nuvem.

É possível conferir o conteúdo programático de cada semana de aula, além de mais informações em  https://cpsoftware.com.br.

Fonte: Matéria originalmente publicada no site do Instituto Federal de Alagoas (Ifal)

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF

       ​Secretaria Executiva
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Assessoria de Comunicação Social e Eventos
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​Assessoria de Relações Internacionais
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br