IFBA assina acordo internacional de cooperação com Universidade da Madeira, de Portugal

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Da Bahia (IFBA) firmou Acordo Internacional de Cooperação Acadêmica, Científica e Cultural com a Universidade de Madeira (UMa), de Portugal. Assinado no último dia 23 de março, pela reitora do IFBA, Luzia Mota e pelo reitor da UMa, José Manuel Molarinho Carmo, o documento prevê a cooperação entre as instituições em campos de interesse mútuo, por meio dos “canais apropriados”, entre eles “o intercâmbio de membros do corpo docente, do quadro de gestores(as) e do quadro técnico administrativo de nível superior para fins de formação continuada”.

O acordo, que tem vigência de cinco anos, contempla também a possibilidade de realização de intercâmbio de membros do corpo docente do IFBA para o desenvolvimento de atividades na condição de professor visitante, assim como o intercâmbio de estudantes de graduação e de pós-graduação.

A parceria internacional possibilita ainda o desenvolvimento conjunto entre IFBA e Universidade da Madeira de cursos de aperfeiçoamento, especialização, MBA, mestrado, doutorado e pós-doutorado, além da implementação de programas de formação continuada para os diferentes níveis e modalidades de ensino e desenvolvimento conjunto de atividades de pesquisa, eventos culturais, científicos ou tecnológicos “e outros onde houver demanda e interesse recíproco”.

O Acordo de Cooperação não implica compromisso financeiro das instituições signatárias. “Projetos que envolvem a aquisição e gestão de recursos financeiros estarão sujeitos a Termos Aditivos”, detalha o documento. Com relação aos direitos autorais de toda a produção conjunta que resultar da parceria entre o IFBA e a Universidade de Madeira, “fica obrigada à partilha dos direitos de autor e de propriedade intelectual e protegidas pela legislação da República do Brasil e da União Europeia”, esclarece o termo de cooperação internacional.

DESENVOLVIMENTO E FINANCIAMENTO DE PESQUISA: NOVAS POSSIBILIDADES

O professor Georges Rocha, coordenador do Colegiado do Programa de Mestrado Profissional de Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), conta que o Acordo nasceu da proposta da professora Maria de Fátima Luz, do IFBA, que atualmente desenvolve pós-doutorado na UMa, vai ao encontro das demandas apresentadas pelo IFBA no processo de Autoavaliação referente ao ciclo 2017-2020, realizado no ano passado. Além disso, sublinha Georges, é fruto de um trabalho coletivo coordenado pelo Núcleo de Autoavaliação e Planejamento Estratégico do ProfEPT (Nape) e conduzido localmente por uma Comissão composta pelos professores Marcelo Diniz, Maria de Fátima Luz, Tereza Kelly e Georges Rocha, “com ampla participação dos docentes, discentes e egressos do programa, constituindo elemento da avaliação dos cursos de pós-graduação realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)”. O coordenador enfatiza que o Acordo Internacional “envolveu esforços” do então pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto, professor Jancarlos Lapa – atual pró-reitor de Ensino do IFBA – e das professoras Jesus Maria Sousa e Liliana Rodrigues, ambas ligadas ao Departamento de Ciências da Educação e ao Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira.

Na avaliação da professora Maria de Fátima Luz, a cooperação internacional surge, no IFBA, como “abertura às novas possibilidades ao desenvolvimento de pessoas e da instituição”. Ela ressalta que a Universidade da Madeira é uma instituição pública, reconhecida internacionalmente, que conta com um quadro “excelente” de doutores e investigadores em áreas de “suma importância” para o Brasil.

“Esse acordo internacional contribuirá, de forma efetiva para maior qualificação do nível do mestrado de Educação Profissional e Tecnológica junto ao MEC/Capes, para obtenção de financiamentos, de pesquisas e outros projetos de pós-graduação a serem implantados”, afirma a docente, que registra seu agradecimento pela “oportunidade de participar desse evento enquanto professora dessa instituição” e considera que sua participação se constitui em “exercício democrático nessa nova gestão do IFBA”.

DOUTORADO À VISTA

A reitora Luzia Mota, que foi a primeira coordenadora do Programa de Mestrado Profissional de Educação Profissional e Tecnológica em Salvador e já coordenou nacionalmente o ProfEPT, celebra o acordo de cooperação com a universidade portuguesa. “É muito gratificante, uma alegria enorme, ver que o mestrado que trouxemos para o IFBA, que começamos com muita dificuldade em 2017 e tivemos todo cuidado ao implantar, está florescendo e dando bons frutos para o Instituto”, afirma, ao destacar que o polo do IFBA do ProfEPT é um dos primeiros que tem uma cooperação internacional. 

A reitora relata que o mestrado teve sua origem no curso de especialização em EPT, “que nós criamos no Campus Salvador”. Luzia Mota lembra que foi a partir dessa especialização que o IFBA “entrou no radar do Conif”, o que abriu portas para que o IFBA se tornasse um polo do mestrado ProfEPT.

O pró-reitor de Ensino do IFBA, Jancarlos Lapa, também demonstra entusiasmo ao falar sobre o acordo com a Universidade da Madeira. “É o resultado da meta de Internacionalização prevista no PDI e já alcançado no primeiro ano de trabalho da PRPGI, capitaneado pelo ProfEPT”. Jancarlos explica que, embora as ações iniciais sejam no âmbito da pós-graduação, a cooperação com Portugal foi pensada para atender, também, a possíveis ações de ensino, pesquisa e extensão. “Isso representa um importante passo na consolidação da nossa missão institucional", diz.

“Nosso objetivo agora é trazer o doutorado em educação, profissional, científica e tecnológica para o IFBA e nosso próximo passo é a construção desse doutorado, para que possamos fechar o ciclo e verticalizar toda a educação profissional no nosso Instituto”, revela a reitora Luzia Mota.

UNIVERSIDADE DA MADEIRA

Universidade da Madeira (UMa) é uma instituição pública fundada em 1988, na cidade de Funchal, capital da Ilha da Madeira e sexta maior cidade de Portugal. A Ilha da Madeira é a principal do arquipélago da Madeira, situado no Oceano Atlântico e integrante da União Europeia. O primeiro curso da UMa foi a Licenciatura em Educação Física e Desporto. Atualmente, a Universidade reúne quatro faculdades e duas escolas superiores. As Faculdades ofertam cursos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) das áreas de Artes e Humanidades, Ciências Exatas e da Engenharia, Ciências Sociais e Ciências da Vida. A Universidade da Madeira conta também com a Escola Superior de Tecnologias e Gestão e Escola Superior de Saúde, que ofertam cursos técnicos superiores profissionais e licenciaturas.

Fonte: Matéria originalmente publicada no site do Instituto Federal da Bahia (IFBA)

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF

       ​Secretaria Executiva
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Assessoria de Comunicação Social e Eventos
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​Assessoria de Relações Internacionais
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br