Ebooks estão disponíveis no site do Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Ebooks sobre diferentes temas estão disponíveis para download gratuito no site do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Inicialmente, são 13 obras já disponíveis, de autoria ou organização de servidores do IFRS, que passaram pelo Conselho Editorial da Instituição e receberam apoio em edital interno no ano de 2020.

Para divulgar as publicações, foi lançada uma página que funcionará como “estante virtual” no site do IFRS e pode ser acessada no endereço bit.ly/PublicacoesIFRS.

> Confira as primeiras obras da página, com seus autores/organizadores:

EDUCAÇÃO

Educação propositora: experiências de educadorartistas, de Viviane Diehl

Este livro é um convite para a produção de encontros com a educação, as artes visuais e a cultura em contínuo processo relacional. As experimentações e vivências compartilhadas sinalizaram o que constitui educadorartistas e sua atuação propositora estético-pedagógica, numa perspectiva intercultural, constituída como um lugar de liberdade para experimentações que podem provocar a criação inventiva, as práticas e a produção de fazeres e saberes com os educandos participadores. São encontros com outros modos de pensar a educação em arte e com aqueles que estiverem dispostos a compartilhar.

Ensinar e aprender como um processo recursivo: o que temos feito, dialogado e refletido em sala de aula, organização Ana Cláudia Pereira de Almeida, Elisabete Bongalhardo Acosta

Esta publicação significa um entrelaçamento de saberes e de interesses diversos que conseguem convergir pelo objetivo comum de fazer a diferença na vida de pessoas que também fazem a diferença na vida dos seus professores. Eis a recursividade, o “não sou se você não é”.

Livro mágico da gamificação, Marcio Fabiano de Carvalho, Fabio Yoshimitsu Okuyama, Silvia de Castro Bertagnolli, Márcia Häfele Islabão Franco, Márcia Amaral Corrêa Ughini Villarroel 

Este livro buscou propor, de maneira prática, um guia para os primeiros passos no uso da gamificação. A partir da apresentação de conceitos básicos que fundamentam o emprego de elementos de jogos, em especial em projetos de ensino-aprendizagem, a gamificação pode ser introduzida de maneira gradual a fim de promover comportamentos como engajamento, motivação e autorregulação da aprendizagem.

Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos, organização e adaptação de Aline Terra Silveira (org.), Filipe Xerxeneski da Silveira, Luana Monique Delgado Lopes, Núbia Marta Laux, Sabrina Clavé Eufrásio, Sônia Margareth Souza de Souza, Suzanne Hallmann de Mello

Este manual tem a finalidade de subsidiar a comunidade acadêmica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), no que se refere ao desenvolvimento e à estruturação de trabalhos acadêmicos de acordo com as normas vigentes.

Pesquisas em Informática na Educação: teorias, práticas e perspectivas, organização Silvia de Castro Bertagnolli, Rodrigo Prestes Machado

Esta obra oferece uma visão de temas de pesquisas atuais em Informática na Educação com a apresentação e discussão de soluções e estratégias para atender às demandas deste novo contexto. A visão oferecida é diferenciada porque combina uma abordagem onde teoria é combinada com a prática. Cada um dos capítulos oferece o resultado de um estudo que envolveu uma revisão bibliográfica atualizada e exemplos de uso destes resultados.

Praticando conceitos e conceituando práticas: um olhar sobre os processos educativos no IFRS Campus Sertão, de Raquel Breitenbach 

Esta é uma obra que nasceu de um sonho coletivo: mostrar a produção científica das mulheres do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Sertão. Um projeto que teve início a partir de um convite: “vamos escrever?”. Com essa pergunta, Leila de Almeida Castillo inspirou todas as colegas servidoras a se juntarem ao projeto e hoje imprimirem seus nomes na publicação.

Práticas Investigativas para a Verdade Matemática no Ensino Médio, Aline Silva De Bona, Bruno Ferreira da Luz, Fernando Rodrigues Monteiro, Jenifer Cassandra da Silva Oliveira 

Esse material faz parte de uma pesquisa realizada por professores e alunos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Osório. Essa pesquisa está vinculada ao projeto “Práticas Investigativas para a Verdade Matemática no Ensino Médio”, que foi iniciado em 2020 e possui como objetivos principais compreender e analisar possibilidades de incluir demonstrações e provas matemáticas nas aulas da Educação Básica.

Relatos de Mulheres em curso: histórias de afetos, direitos humanos e feminismo, Thaís Teixeira da Silva, Andréia Meinerz 

A proposta de tecer essas palavras vem sendo tramada desde o início do ano de 2020, quando passou-se a viver uma situação que parecia ser coisa do passado distante, uma pandemia. Esta publicação tem como objetivo mostrar como um grupo de mulheres que são lideranças femininas de um bairro de periferia de uma grande cidade pode se articular a partir de temas sensíveis à vida dessas mulheres e transformar um grupo em uma rede social em uma singular rede de afeto e apoio mútuo.

Tramas Afroindígenas no Sul do Brasil: uma cartografia da cosmopolítica quilombola, de Milena Silvester Quadros

O livro trata do encontro entre mundos divergentes. Mais precisamente dos dilemas, das incompreensões e daquelas informações que custam a se tornar plausíveis durante as incursões que pesquisadores realizam em seus universos de pesquisa. Se tal encontro é capaz de gerar experiências dramáticas que levam para fora dos lugares que confortavelmente se habita, ele é, na mesma medida, o único caminho possível para produzir uma grade de inteligibilidade razoável e válida para todos aqueles implicados no movimento que produz uma pesquisa.

Filmes Nacionais no Instituto Federal, de Dudlei Floriano de Oliveira

Este material foi pensado para o uso de filmes em um contexto educacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Há uma lista de sugestões sobre como tirar o máximo proveito possível dos filmes usados, para que a experiência dos educadores e estudantes seja instrutiva, emocionante e significativa.

VARIEDADES

Diálogos insurgentes durante a pandemia: vozes para uma educação (trans)formadora,  organização Ioli Gewehr Wirth, Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura, Liliane Madruga Prestes

Os textos que compõem o “Diálogos insurgentes” procuram colocar vozes diferentes em comunicação. Trata-se de possibilitar a manifestação de olhares não apenas diversos, mas contestadores de uma visão pretensamente universal de mundo. O que se pode aprender com a experiência das mulheres sobre o momento atual? Quais são os conflitos que a pandemia faz eclodir nas comunidades? Quais são os seus efeitos para a qualidade da educação? O que o IFRS tem feito diante desse contexto? Essas são algumas questões discutidas ao longo das seções de diálogo. 

Haikaizando a cidade, de Sheila Katiane Staudt

Poema oriental, de apenas três versos, originário do Japão feudal, o haikai dialoga com os novos processos contemporâneos cada vez mais rápidos ao primar pela economicidade linguística e concisão formal. Partir do presente para entender o passado é apenas uma das estratégias de aprendizagem utilizadas com vistas a aprimorar a escrita dos alunos dos Cursos Técnicos Integrados do IFRS Campus Canoas.

Humanidades – Reflexões e Ações, organização Franco Nero Antunes Soares, Janine Bendorovicz Trevisan  

O Núcleo de Integração do Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências Humanas (NIEPECH) do Campus Bento Gonçalves apresenta um conjunto de textos que surgiu como resultado das reflexões produzidas por estudantes, professoras e professores do IFRS – Campus Bento Gonçalves. Todos os textos são de autoria de membros do NIEPECH ou de estudantes e demais docentes ligados aos projetos de pesquisa, ensino e extensão coordenados ou desenvolvidos por esses membros.

> Para saber mais, acesse a página Publicações IFRS no site da instituição.

Fonte: Matéria originalmente publicada no site do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF

       ​Secretaria Executiva
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Assessoria de Comunicação Social e Eventos
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​Assessoria de Relações Internacionais
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br