Aluna do IFPI é selecionada para a prova final do Programa Jovens Embaixadores

ifpi jovens embaixadoresA aluna Ana Maria Furtado de Oliveira, do curso técnico em Mecânica do Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí, aprovada no exame escrito do Programa Jovens Embaixadores 2021, prepara-se para a quinta etapa desta 21ª edição, que consiste na entrevista oral (em inglês), prevista para ser realizada no próximo dia 28 de abril. No Estado Piauí, ela forma dupla com mais um candidato, selecionados para esta fase.

A estudante conta que se sente bastante realizada com a aprovação, tendo em vista que os critérios de avaliação da prova escrita não foram exclusivamente gramaticais ou em nível de inglês mas, principalmente, sobre sua relação com as pessoas e ambientes presentes em sua vida. “Então estou muito feliz, já que fui selecionada, não apenas pelo meu nível linguístico, mas também pelas minhas intenções como uma jovem líder”.

Sobre a expectativa para a prova oral, Ana espera poder transmitir à banca julgadora seus propósitos como jovem embaixadora. “Não quero entrar no programa apenas pelo benefício acadêmico que posso receber, mas também para desenvolver projetos futuros na minha escola e comunidade”.

Feliz pelo êxito da aluna, a professora de Inglês do campus, Lina Santana, que desenvolve um projeto de preparação para os estudantes interessados em participar do Programa Jovens Embaixadores, diz que Ana é extremamente esforçada e tem muita facilidade com a língua inglesa. “O projeto inclui teste para ver o nível dos alunos, aulas de leitura, jogos de interação linguística, listening e muita conversação”, explica.

De acordo com o Edital, o exame oral deve ser respondido integralmente em inglês, conforme as orientações dos avaliadores. Como complementação, os candidatos aprovados nessa etapa do processo seletivo devem gravar um vídeo breve, abordando um tema a ser determinado pela Coordenação Nacional do Programa.

Sobre o Programa

O JE 2021 dispõe de 33 vagas para candidatos de todo o Brasil. A previsão é de que, até 7 de maio deste ano, a Embaixada e Consulados dos EUA anunciem a lista dos selecionados. Trata-se de um intercâmbio de curta duração nos Estados Unidos para estudantes brasileiros do ensino médio da rede pública que se destacam em suas respectivas comunidades pela atitude positiva, bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, capacidade de liderança e espírito empreendedor.

Para saber mais, acesse https://jovensembaixadores.org.br.

Fonte: Matéria originalmente publicada no site do Instituto Federal do Piauí (IFPI)

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF

       ​Secretaria Executiva
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Assessoria de Comunicação Social e Eventos
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​Assessoria de Relações Internacionais
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br