Aluno do IFSul foi aceito em cinco universidades dos Estados Unidos com bolsa de mérito acadêmico

alunoUma excelente notícia para o IFSul. O aluno do câmpus Santana do Livramento, Arthur Viegas Eguia, foi aceito em cinco universidades dos Estados Unidos com bolsa de mérito acadêmico. O estudante fala da sua trajetória e de seu envolvimento em projetos de pequisa. ‘’Trabalhei em projetos de pesquisa e me envolvi em olimpíadas acadêmicas. No primeiro ano foi um projeto para testar um sensor usado em um equipamento médico com o professor Fabrício, e participei do PIC OBMEP. No segundo ano, dei aulas de física e matemática como monitor e também me juntei ao clube de robótica.’’

Além disso, os projetos voltados à área da tecnologia foram de grande importância para o desenvolvimento do estudante, que revelou que pretende estudar ciência da computação e matemática na universidade americana. ‘’Meu projeto mais recente é um sistema de inteligência artificial e eletrônica, para detectar sonolência e alcoolismos no volante, a fim de prevenir acidentes de trânsito. O projeto tem vários prêmios, dentre eles, medalha na Feira Brasileira de Jovens Cientistas - FBJC. Fui premiado na Olimpíada OBMEP e participei de algumas outras olimpíadas fora da cidade, como a Olimpíada Regional de Matemática em Santa Maria (onde fui medalha de bronze) e nas Olimpíadas de Matemática dos Institutos Federais em Minas Gerais.’’ diz.

Artur destaca que o IFSul foi fundamental no aprendizado de outros idiomas e a importância de ser fluente no inglês."O IF ajudou muito nessa parte, com projetos de robótica, por exemplo”. Segundo ele, as universidades estrangeiras avaliam prêmios, atividades extracurriculares e o desempenho das notas durante seu período escolar, sendo possível obter bolsa por mérito ou oportunidade. Ele destaca que optou pela Universidade Carleton College, e enfatizou para aqueles estudantes que sonham em conseguir tal feito, que sigam suas paixões, fazendo atividades que gostem, que participem de feiras científicas, e busquem atividades acadêmicas que lhe sejam prazerosas e que fazem sentido. Arthur Viegas iniciará sua jornada na Universidade de Carleton em setembro de 2021, logo após sua formatura no IFSul.

O Chefe do Departamento de Ensino do câmpus Santana do Livramento,Miguel Dinis, foi um dos que recomendaram o estudante às universidades americanas. " O Arthur sempre esteve envolvido em atividades curriculares e extra-curriculares que o IFSul oferece aos seus estudantes e assim como ele conseguiu estudar no exterior, muitos outros estudantes também poderão", destaca.

Fonte: Matéria originalmente publicada no site do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IF Sul)

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF

       ​Secretaria Executiva
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Assessoria de Comunicação Social e Eventos
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​Assessoria de Relações Internacionais
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br