Ministro da Educação visita imóvel dos antigos Galpões do IBC em Jardim da Penha

WhatsApp Image 2021 06 09 at 13.35.15Após participar da inauguração de obras no Campus Cachoeiro de Itapemirim e conhecer as instalações do Campus de Alegre do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) no sul do Estado, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, conheceu, no final da tarde desta segunda-feira (7), o imóvel onde funcionavam os antigos galpões do Instituto Brasileiro do Café (IBC) no bairro Jardim da Penha, na cidade de Vitória. A visita foi acompanhada do secretário de Educação Profissional do Ministério da Educação (MEC), Wandemberg Venceslau, e de parlamentares da bancada federal capixaba.

O imóvel está sob guarda do Ifes por meio de “Cessão de Uso em Condições Especiais”, após apresentação de projeto que prevê a ocupação de uma área de mais de 23 mil metros quadrados. Nesse espaço, serão alocadas a Reitoria do Ifes, o Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) e um Centro de Inovação, que abrigará o Polo de Inovação, a Agência de Inovação do Ifes (Agifes) e a Incubadora, um escritório do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), um polo de economia criativa, além de laboratórios multiuso, espaços maker e áreas de vivência.

O convite ao ministro, feito pelo reitor do Ifes, Jadir Pela, teve o objetivo de apresentar as intenções da instituição em relação ao espaço. “Estamos constituindo um grupo de trabalho com a sociedade, que contará com representações da Associação de Moradores de Jardim da Penha (Amjap), o Governo do Estado, a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), instituições internacionais de pesquisa e inovação, além de outras lideranças da sociedade civil”, explicou Pela.

Agradecimentos

O reitor destacou a importância da mobilização da sociedade para que o espaço fosse destinado ao Ifes e agradeceu os parceiros que se envolveram diretamente com as conversas realizadas no âmbito institucional. “Precisamos registrar o empenho da senadora Rose de Freitas e do do Superintendente de Patrimônio da União no Espírito Santo, Mauro Pavão, que ajudaram demais na viabilização da cessão”, explicou.

Após a visita, o ministro Milton Ribeiro elogiou o projeto do Ifes para o local. “O Ifes tem relevância para a sociedade capixaba e está de parabéns pelo projeto que pretende desenvolver neste espaço”, disse.

Fonte: Matéria originalmente publicada no site do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF

       ​Secretaria Executiva
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Assessoria de Comunicação Social e Eventos
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​Assessoria de Relações Internacionais
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br