Aluno de Computação tem trabalho aprovado em evento internacional

a16a78fe b854 4b69 afa4 f02d67d0871eO trabalho do aluno de Ciência da Computação do IFCE Tianguá, João Victor da Costa, foi aceito em um evento internacional. O artigo intitulado "Estudo Comparativo de Modelos Computacionais Aplicados ao Problema do Caixeiro Viajante: Um estudo de caso realizado em Pontos Turísticos da Serra da Ibiapaba, CE, Brasil" integrará o evento Splitech.

O SpliTech é uma conferência internacional que trata de tecnologia nos aspectos teórico e aplicado. O evento recebe trabalhos científicos aplicados em várias áreas como E-Health (prática de cuidados de saúde suportados por soluções de Tecnologia da Informação), Smart Environment/City (Cidades Inteligentes), Energy (Energia) e Engineering Modeling (Modelagem em Engenharia), em que o objetivo do evento é apresentar soluções que tornem a vida do ser humano mais fácil.

No trabalho aprovado, o estudante utiliza três técnicas de inteligência computacional e um modelo matemático clássico aplicados na otimização de rotas turísticas na região da Serra da Ibiapaba. O objetivo do trabalho do João Victor é comparar quatro algoritmos de otimização responsáveis por encontrar uma rota mais curta e em um menor tempo possível para um determinado conjunto de Pontos Turísticos da Região.

O professor Anderson Passos destaca a importância da aprovação em um evento deste porte. "O IFCE campus de Tianguá tem um excelente corpo docente e discente. Os alunos estão desenvolvendo trabalhos de ponta, utilizando tecnologias atuais na área de TI e o reflexo de tudo isso são as várias aprovações de artigos científicos em eventos nacionais e internacionais. Além disso, o discente foi responsável pela concepção e execução da proposta do trabalho, resolvendo um problema importante da região", explica Anderson.

Vale destacar que o artigo teve a colaboração do professor Nécio Veras do IFCE campus de Tianguá e dos professores Ricardo Rabêlo e Joel Rodrigues da Universidade Federal do Piauí (UFPI), reforçando a importância de parcerias entre docentes, alunos e instituições na elaboração de trabalhos científicos de qualidade.

Fonte: Matéria originalmente publicada no site do Instituto Federal do Ceará (IFCE)

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF

       ​Secretaria Executiva
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Assessoria de Comunicação Social e Eventos
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​Assessoria de Relações Internacionais
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br