Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado resulta em proposta de agenda

O desfecho do Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado aconteceu nesta quinta-feira, 21/9. Para selar os três dias de debates realizados no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, o coordenador do Fórum de Dirigentes de Ensino do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Adilson Araújo, anunciou a formulação de uma agenda para defender o projeto proposto de ensino médio integrado.

A proposta será encaminhada ao Pleno do Conif. “Para que possamos construir um médio integrado, que não é exclusividade dos institutos, precisamos de política, precisamos de financiamento, precisamos discutir uma agenda mais ampliada. E é nesse sentido que o FDE está compondo uma linha de fortalecimento para o ensino integrado”, ressaltou.

O documento terá quatro eixos norteadores: financiamento, formação, articulação e considerandos. O conteúdo será desenvolvido por três grupos de pró-reitores de Ensino da Rede federal. O objetivo é que esses relatos sejam destinados ao Ministério da Educação (MEC), por intermédio do Conif. 

De acordo com o reitor do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Antônio Venâncio Castelo Branco, integrante da Câmara de Ensino do Conif, a iniciativa reforça o empenho dos institutos, que têm como objetivo oferecer ensino de qualidade para os estudantes.

“Esse é um momento muito rico, onde podemos compartilhar experiências. Esse documento representa todos que estão aqui neste momento. Nós, Conif, Fórum de Ensino e a Câmara, precisamos nos unir, e fazer com que essa minuta possa chegar ao MEC e virar algo positivo”, afirmou, durante o encerramento do evento.  

O diretor administrativo do Conif e reitor do Instituto Federal de Brasília (IFB), Wilson Conciani, também ressaltou a importância da realização do seminário para a construção de uma agenda direcionada ao fortalecimento do ensino médio.

“ Estarmos aqui hoje, depois de dois dias de debates; e produzir um documento é, de fato, algo importante. Nós temos aqui a clareza que os professores discutem problemas e encaminham soluções. E esse é o grande legado que estamos deixando para os próximos dias. Parabéns a todos os envolvidos e a todos que participam deste evento”, concluiu.

O encerramento da cerimônia também contou com a participação da reitora do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), Maria Leopoldina Camelo, integrante da Câmara de Ensino do Conif.

Atividades – Na manhã desta quinta-feira, 21/9, a programação do Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado contou com a mesa-redonda “Estratégias, ações e propostas de integração curricular no EM”. O debate contou com a mediação da pró-reitora de Ensino do Instituto Federal do Acre (Ifac), Lucilene Acácio, e com representantes de institutos federais das cinco regiões do Brasil: Antônio Neto (norte – Ifam), Jaqueline de Oliveira (nordeste – IFBA), Adriana Ferreira (centro-oeste – IFG), Ricardo Cardoso (sudeste – IFNMG) e Edison Brito da Silva (sul –IFFar).

Durante a tarde, estudantes realizaram uma encenação com o tema  “Enfrentamento das desigualdades e a promoção de equidade no ensino médio: a voz dos estudantes”.

 

Ingred Suhet

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