Livro mostra a produção acadêmica dos últimos dez anos da Rede Federal

As conquistas nas áreas de pesquisa, inovação e pós-graduação da Rede Federal, nos últimos dez anos, estão reunidas em um livro lançado nesta quarta-feira, 22/11, na 41ª Reunião de Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2017). Organizado pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação do Instituto Federal de Goiás, Ruberley de Souza, a obra reúne, em 14 capítulos, as atividades desenvolvidas neste período, além da recuperação histórica do trabalho editorial da rede.

“Pesquisa, inovação e pós-graduação da Rede Federal”, título da obra, levou um ano para ser concluída. Ela é fruto de um levantamento realizado dentro do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). De acordo com Souza, os números apresentados foram tão expressivos que decidiram registrá-los e divulgá-los. No caso da pós-graduação, a rede teve um crescimento acima de 1000% no período de 2007 a 2016.

Dividido em sete partes: introdução, pesquisa, inovação, internacionalização, pós-graduação e perspectivas futuras, o livro contou com a colaboração de 28 pesquisadores­/autores da Rede que revelaram, nas quase 300 páginas, a evolução da produção acadêmica de toda a Rede Federal. “Fazendo um apanhado da evolução que nós tivemos, só temos que acreditar ainda mais na força dos institutos. Sabemos que a situação está complicada, mas não podemos parar de sonhar”, diz o organizador.

Os indicadores mostram que a os institutos da região Nordeste registrou o maior número de projetos de pesquisa, passando dos 152, em 2007, para 3.000, em 2016. Em termos percentuais, a região Norte supera todas as outras restantes com um aumento superior a 6000%. “A Rede representa o Brasil e essa publicação materializa o que estamos produzindo para o País”, comenta a reitora do Instituto Federal do Acre (IFAC) e coordenadora da Câmara de Pesquisas do Conif, Rosana Cavalcante dos Santos.

Os interessados em adquirir a obra podem obter mais informações pelo e-mail da editora do Instituto Federal de Goiás: editora.ifg.edu.br

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal da Paraíba (IFPB/Reditec 2017)

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF

       ​Secretaria Executiva
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Assessoria de Comunicação Social e Eventos
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​Assessoria de Relações Internacionais
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br