Educação também deve ser protagonista no combate à Covid-19

 MG 8974Em seus 110 anos de trajetória, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica, e Tecnológica testemunhou situações difíceis, mas poucas da magnitude do novo Coronavírus. Esse tem sido um período de apreensão, mas também de solidariedade e protagonismo por parte das nossas instituições, o que evidencia a importância da educação, celebrada nesta terça-feira, 28/4.

No primeiro mês da doença no Brasil, o que se viu foram ações educativas e a produção de diversos itens de proteção e prevenção à COVID-19 no âmbito da comunidade científica e tecnológica, bem como na extensão e na inovação, objetivando o combate à escalada viral. Todo esse trabalho tem sido realizado em consonância com o que é preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), adotando-se medidas de segurança e o próprio afastamento social.

Assim, os campi trabalham em alternativas criativas para que o ano acadêmico não fique mais prejudicado. Dentro das realidades locais, têm-se aplicado recursos e esforços na viabilização de atividades remotas que enriqueçam a formação dos estudantes, e possam ser realizadas em casa.

Mesmo diante das dificuldades, de norte a sul, as unidades da Rede estão colaborando com a comunidade médica, fabricando e distribuindo, gratuitamente, álcool 70%, luvas, sabão ecológico e máscaras de proteção feitas em impressoras 3D. Em outra frente, instituições estão empenhadas no conserto de equipamentos hospitalares, como respiradores.

Todo esse trabalho tem sido evidenciado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), que vem noticiando e apoiando as iniciativas da Rede.

O capital intelectual das instituições também está à disposição do País. Há registro de projetos que resultaram na elaboração de plataformas de monitoramento da evolução da doença, no intuito de se fazer uma ponte entre produtores e consumidores, movimentando a economia e o comércio local com segurança e responsabilidade.

Egressos, que agora são cientistas, estão se tornando referência no combate ao vírus. Esse é o caso da pesquisadora Jaqueline Góes de Jesus, que trabalha na coordenação da equipe que sequenciou o genoma do novo Coronavírus em apenas dois dias no Brasil. Outro exemplo é o do pesquisador do laboratório de estudos espaciais da Rice University, dos Estados Unidos, Bruno de Castro Sousa. Ele desenvolveu um site com informações espaciais da Covid-19 especificamente no Brasil.

Hoje, no Dia Nacional da Educação, mais do que em qualquer outro dia, é preciso celebrar e exaltar a importância de uma educação pública, gratuita e de qualidade. Nessa escalada, o sentimento é um só: Todos juntos na construção de um novo mundo.

Assessoria de Comunicação
Conif
Foto: Comunicacao IFNMG
(61) 3966-7230

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF

       ​Secretaria Executiva
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Assessoria de Comunicação Social e Eventos
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​Assessoria de Relações Internacionais
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br