Conif e Cisco fazem parceria para o avanço do desenvolvimento e digitalização da sociedade e capacitação de alunos para as carreiras do futuro

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e a Cisco do Brasil assinaram, nesta quarta-feira (9/12), um Acordo de Cooperação que visa preparar alunos da Rede Federal de ensino para as carreiras no eixo de informação e comunicação, por meio da oferta curricular do programa Cisco Networking Academy. Esta colaboração visa contribuir para a inclusão social e melhoria da empregabilidade no Brasil com a qualificação de mão-de-obra especializada para o mercado de tecnologia da informação. 

Nos próximos cinco anos, as instituições ligadas ao Conif irão utilizar sua capilaridade para ofertar capacitação profissionalizante em tecnologia à estudantes e comunidades pelo país, fomentando a inclusão digital e gerando mão de obra qualificada. A disponibilização da plataforma NetAcad.com da Cisco como ferramenta educacional nas instituições da Rede Federal vai contribuir para a formação de mão de obra qualificada para o mercado, além de fomentar a pesquisa de ponta, beneficiando também a comunidade acadêmica do país.

“Para o Conif, a celebração do acordo com a Cisco amplia nosso leque de atuação e de possibilidades, trazendo mais qualidade e pesquisa de ponta aos nossos estudantes e docentes. A inovação, o empreendedorismo e a tecnologia estão no DNA da Rede Federal e, ter uma empresa, do porte da Cisco, agrega valor às nossas instituições, gerando um benefício para toda a comunidade”, explica o presidente do Conif, o reitor Jadir José Pela.

“O que estamos celebrando hoje é um marco na história de mais de 23 anos do Cisco Networking Academy no  Brasil. A primeira academia Cisco em um instituto federal foi inaugurada em 2002, o que faz desta parceria uma das mais antigas e estratégicas para o programa no país. Desde então, vimos uma crescente adoção dos nossos conteúdos nos institutos federais, com mais de 25 mil estudantes formados, 160 academias abertas em praticamente todos os estados do Brasil. Acreditamos que a assinatura deste acordo hoje pode levar esta cooperação a outro patamar e a um impacto social ainda maior”, destaca Laércio Albuquerque, presidente da Cisco do Brasil.

Após a assinatura do Acordo de Cooperação, representantes das duas instituições vão se debruçar em um plano de trabalho, que irá expandir a parceiria da Rede Federal com a Cisco. Atualmente, há 14 centros de suporte de academias em, 6 centros de treinamento de instrutores e 138 academias ativas. A proposta é que estudantes de todos os estados se beneficiem com o novo acordo, que deve levar para dentro da Rede Federal  cursos profissionalizantes e complementares em diversas tecnologias, além de cursos introdutórios para explorar oportunidades no promissor mercado de TI.

Sobre a Cisco

A Cisco (NASDAQ: CSCO) é líder mundial em tecnologia para a Internet. A Cisco inspira novas possibilidades ao reinventar suas aplicações, proteger seus dados, transformar sua infraestrutura e capacitar suas equipes para um futuro global e inclusivo. Descubra mais em http://newsroom.cisco.com/. Para notícias em português, acesse: https://news-blogs.cisco.com/americas/pt/  e siga-nos no Twitter em @CiscoDoBrasil.

Conif – O Conselho é uma instância de discussão, proposição e promoção de políticas de desenvolvimento da formação profissional e tecnológica, pesquisa e inovação. Atua no debate e na defesa da educação pública, gratuita e de excelência, visando o fortalecimento e a consolidação das 41 instituições congregadas – 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II – que, juntas, contabilizam mais de 600 unidades em todo o Brasil.

Assessoria de Comunicação do Conif

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF

       ​Secretaria Executiva
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Assessoria de Comunicação Social e Eventos
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​Assessoria de Relações Internacionais
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br