Rede Federal terá acesso a treinamentos feitos pela Huawei Brasil

printAs tecnologias e expertises da Huawei Brasil estarão mais próximas da Rede Federal. O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e a empresa chinesa firmaram um Acordo de Cooperação para o desenvolvimento de talentos para a Tecnologias da informação e comunicação (TIC). A novidade deverá beneficiar servidores e estudantes de todo o país.

Entre as vantagens da parceria estão a certificação de professores e alunos, o acesso ilimitado da rede a plataformas de aprendizagem e o acesso a Huawei ICT Competition, uma disputa internacional para estudantes do mundo todo que estão nas unidades ICT Academy da Huawei e em instituições de ensino superior, e que desejam ingressar no programa Huawei ICT Academy.

O desenvolvimento de novos talentos e a capacitação de servidores nas áreas de Tecnologias da Informação e Comunicação são questões importantes para a presidente do Conif, Sônia Regina de Souza Fernandes. “Esse tema é um dos eixos tecnológicos da verticalização da Rede Federal. É uma parceria bem-vinda que irá agregar muito ao bem público e deve promover mais inclusão tecnológica”, disse Sônia.

A partir da parceria, a Huawei Brasil deverá desenvolver treinamentos de servidores e estudantes da Rede em Tecnologias de Inteligência Artificial (IA), de 5G e de Cloud Computing, usando as plataformas Huawei, tendo como balizador os conhecimentos adquiridos nos programas de certificação Huawei Certified ICT Associate - HCIA.

O acordo entre o Conif e a Huawei Brasil começou a ser construído em dezembro de 2020 e terá vigência de um ano, podendo ser prorrogado, caso ambas as partes tenham interesse nisso. “O corpo diretivo do Conif valoriza oportunidades como essa que tem como missão a interiorização das ações da Rede, tornando-a mais tecnológica. É uma forma de valorizar projetos de ciência e tecnologia desenvolvidos por estudantes brasileiros”, comentou o secretário-executivo do Conif, Alexandre Bahia.

De acordo com Derrick Sun, CEO da Huawei Brasil, a nova parceria contribuirá como um importante motor de transformação digital e de desenvolvimento econômico para o Brasil. “Queremos construir um mundo totalmente conectado”, destacou Sun durante a cerimônia de assinatura do Acordo de Cooperação, que teve transmissão ao vivo pelo Canal da Huawei Brasil, no YouTube.

Huawei - A empresa é referência no fornecimento de infraestrutura e dispositivos inteligentes de tecnologia da informação e comunicação (ICT). A Huawei atua no Brasil há 23 anos e nesse período treinou 26 mil profissionais e fez parceria com mais de 70 instituições de ensino superior, de acordo com Bruno Zitnick, diretor de relações públicas e governamentais da Huawei Brasil.

Entre os serviços da multinacional chinesa estão inclusos redes básicas, comunicação e colaboração unificadas, computação em nuvem, inteligência artificial e data centers e aplicações industriais. “95% da população brasileira é atendida por nós por meio de serviços firmados com empresas como operadoras de telefonia, empresas privadas e o governo federal. Nos últimos 23 anos, entregamos mais 100 mil quilômetros de fibra ótica e investimos mais de R$ 143 milhões no país”, destacou Zitnick.

Fundada em 1987 a Huawei está sediada na cidade de Shenzhen, província de Guangdong, na China. Atualmente a empresa opera em mais de 170 países e regiões, atendendo a mais de três bilhões de pessoas em todo o mundo.

Assessoria de Comunicação do Conif
Texto: Marcus Fogaça
Revisão: Fernanda Torres

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF

       ​Secretaria Executiva
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Assessoria de Comunicação Social e Eventos
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​Assessoria de Relações Internacionais
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br