Conif lança programa de Português como Língua Adicional para parceiros internacionais

português arinterO Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) lançou, nesta quarta-feira (5/5), o Programa de Português como Língua Adicional (PLA). A iniciativa tem o intuito de promover a educação do idioma na Rede Federal como língua adicional para formar cidadãos capazes de transitarem em diversos contextos globais e interculturais.

A formulação do curso nasceu no Fórum de Assessores de Relações Internacionais do Conif (Forinter), a partir da proposta das Assessorias de Relações Internacionais dos Institutos Federais do Rio de Janeiro (IFRJ) e do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS). Este último ficará responsável pela operação do programa. As instituições aderentes devem fazer a duplicação do curso em suas plataformas de estudo.

"O Programa de Português como Língua de Acolhimento oportuniza àqueles que muitas vezes estão às margens da sociedade, a oportunidade de se inserirem no convívio social e no mercado de trabalho. A comunicação é o primeiro dos critérios analisados pelas empresas no momento da contratação”, destaca o coordenador da Câmara de Internacionalização do Conif e reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli.

Segundo a assessora de relações internacionais do Conselho, Ana Carolina Oliveira, a oferta de curso de português como língua não-materna em suas mais variadas vertentes é uma demanda antiga da Rede Federal. Para dar o caráter de pluralidade, que é uma marca registrada das instituições, um grupo de trabalho foi constituído ainda em 2020 para discutir diretrizes e ações para ampliação das ações da Rede Federal para atendimento da demanda. O Programa de Português como Língua Adicional é o primeiro produto do GT, que dará sequência à suas atividades.

Outro ponto abordado pela assessora é referente a atração de pesquisadores, professores, estudantes e servidores estrangeiros para os campi da Rede Federal. “O programa faz-se relevante na perspectiva da promoção da língua portuguesa, inclusive de modo virtual. A iniciativa fortalece o multiculturalismo, a integração cultural e a internacionalização em casa”, explica Ana Carolina Oliveira, assessora de relações internacionais do Conif.

Participaram da solenidade de lançamento do programa o vice-presidente de Relações Institucionais do Conselho, Jefferson de Azevedo, os reitores dos Institutos Federais de Brasília (IFB), Goiás (IFG) e Triângulo Mineiro (IFTM), Luciana Massukado, Jerônimo Rodrigues e Deborah Santesso, respectivamente, além do professor do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) e coordenador do grupo de trabalho na primeira etapa do projeto, Daniel de Oliveira, o assessor internacional do IFSULDEMINAS e atual coordenador do GT, Rafael Tenório e o coordenador do Fórum de Dirigentes de Ensino (FDE), Ricardo Cardozo.

Adesão – Até o fim de maio o Conif irá lançar uma Chamada Pública para as instituições que que tenham interesse em aderir e implementar o curso na modalidade à distância, voltado para o fortalecimento das políticas de cooperação internacional.

Marco – Não por coincidência, a data de lançamento foi escolhida para somar às comemorações do "Dia Mundial da Língua Portuguesa". A data de 5 de Maio foi oficialmente estabelecida em 2009 pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) - uma organização intergovernamental, que reúne os povos que têm a língua portuguesa como um dos fundamentos da sua identidade específica - para celebrar a língua portuguesa e as culturas lusófonas. Em 2019, a 40ª sessão da Conferência Geral da UNESCO validou a data.

Assessoria de Comunicação do Conif
Texto: Marcus Fogaça
Revisão: Fernanda Torres

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF

       ​Secretaria Executiva
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Assessoria de Comunicação Social e Eventos
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​Assessoria de Relações Internacionais
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br