Estudantes da Rede Federal se destacam no Programa Jovens Embaixadores

Programa Jovens EmbaixadoresA Embaixada dos Estados Unidos no Brasil divulgou, na sexta-feira (7/5), a relação dos estudantes selecionados para o Programa Jovens Embaixadores. A lista contemplou 33 jovens de escolas públicas brasileiras, sendo 12 da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A seleção contou com mais de 10 mil inscrições de todo o Brasil.

O programa é um intercâmbio de curta duração nos Estados Unidos para estudantes brasileiros do Ensino Médio que se destacam em suas respectivas comunidades pela atitude positiva, bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, capacidade de liderança e espírito empreendedor. Por conta da pandemia da Covid-19, o programa teve que adotar o formato virtual.

“Honestamente, eu ainda estou sem acreditar que irei representar meu estado nesse programa incrível. Receber a notícia da aprovação foi um mix de emoções, estou bastante feliz e realizada em saber que minha participação em iniciativas sociais para mudar minha comunidade e meu esforço em aprender inglês resultou na aprovação de um sonho, apesar de todas as dificuldades durante a pandemia”, comentou Noely Irineu Silva, que faz o terceiro ano do curso Integrado em Eletrônica, no Campus João Pessoa do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

Os selecionados irão se unir a outros estudantes americanos para participar de atividades e oficinas sobre liderança, cultura e comunicação, cidadania digital, mudança social em sua comunidade e em nível global e para compartilhar, sempre virtualmente, um pouco de sua história e cultura por meio de suas famílias e comunidades. Os encontros ocorrerão entre os dias 14 de junho e 13 de agosto deste ano.

A aluna do curso técnico em Mecânica, Ana, relata que é difícil colocar em palavras a emoção de ter sido selecionada entre tantos participantes. “A sensação é de vitória e certeza de que todo estudo e esforço valeram a pena. Há ainda uma curiosidade pelas experiências que terei”, diz a estudante do Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí (IFPI), que atualmente desenvolve trabalho voluntário no abrigo de animais da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Veja abaixo a lista com os nomes de todos os estudantes da Rede Federal selecionados para participar do Programa Jovens Embaixadores:

  1. Ana Beatriz Mendes da Silva - Ananindeua, Pará (IFPA-Ananindeua). 
  2. Ana Luiza Postai - Nova Trento, Santa Catarina (IFC-Brusque).
  3. Ana Maria Furtado de Oliveira - Teresina, Piauí (IFPI-Teresina Central).
  4. Ana Vitória Vaz Santos - Uberlândia, Minas Gerais (IFTM-Uberlândia Centro). 
  5. Brenda Fernandes Galter - Vila Velha, Espírito Santo (IFES-Cariacica). 
  6. João Pedro Haufes - Campo Grande, Mato Grosso do Sul (IFMS-Campo Grande). 
  7. Luisa Manoela Romão Salles - Poços de Caldas, Minas Gerais (IFSULDEMINAS-Muzambinho). 
  8. Mariana Xisto Lima - Aracaju, Sergipe (IFS-Aracajuú)  .
  9. Nicolas Costa Feitoza - Porto Velho, Rondônia (IFRO-Porto Velho Calama). 
  10. Noely Irineu Silva - João Pessoa, Paraíba (IFPB-João Pessoa)  .
  11. Pablo de Azevedo - Jardim do Seridó, Rio Grande do Norte (IFRN-Parelhas). 
  12. Styves Barros Miranda - Seabra, Bahia (IFBA-Seabra).  

Jovens Embaixadores - O Programa, criado em 2002, é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado dos EUA e, no Brasil, é coordenado pela Embaixada norte-americana.

Assessoria de Comunicação do Conif
Com informações dos Institutos Federais da Paraíba (IFPB) e Piauí (IFPI).

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF

       ​Secretaria Executiva
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Assessoria de Comunicação Social e Eventos
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​Assessoria de Relações Internacionais
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br