MEC abre prazo para revalidação dos dados da Plataforma Nilo Peçanha (PNP)

PNPA Plataforma Nilo Peçanha (PNP), instituída em 2018, é a principal fonte de informações sobre a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Anualmente, a PNP é atualizada pelo Ministério da Educação (MEC) de acordo com os registros acadêmicos, orçamentários e de pessoal relativos ao exercício anterior. A ferramenta on-line se apresenta como um importante instrumento virtual, que contém estatísticas sobre a oferta da educação na Rede Federal. A maior parte das informações da plataforma é obtida de forma automática pelo Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) e submetida, posteriormente, para validação pelas instituições de ensino. O prazo de validação já está aberto e vai até o dia 14 de junho. Após essa fase, serão realizados ajustes para uma publicação da versão final da edição 2021 da PNP, ano base 2020, prevista para o dia 19 de julho deste ano.

A iniciativa visa tornar cada vez mais transparente a gestão pública por meio da disponibilização de indicadores de desempenho, que permitem potencializar as chances de sucesso na implementação de políticas públicas efetivas e na tomada de decisões mais assertivas. “A Plataforma Nilo Peçanha fornece dados que podem auxiliar as instituições que compõem a rede no aprimoramento da gestão administrativa e acadêmica, ampliando o grau de inclusão social, que já é uma característica diferenciada dos Institutos Federais. Tudo isso, com o intuito de também avaliar se os objetivos e as finalidades, previstos na legislação da Rede Federal estão sendo cumpridos”, analisou o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Wandemberg Venceslau.

A Rede de Coleta, Validação e Disseminação das Estatísticas da Rede Federal (Revalide) atua nessa plataforma para garantir confiabilidade às estatísticas educacionais. Visando êxito, nessa fase de construção da PNP 2021, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), disponibilizou um treinamento on-line, exclusivo para toda a Revalide. O acesso para a capacitação dos dirigentes das instituições, Registros Acadêmicos Locais (RAs) e Pesquisadores Institucionais (PIs) pode ser realizado, clicando aqui.

Plataforma Nilo Peçanha

A plataforma foi instituída há 4 anos, representando um marco histórico na produção da estatística educacional nacional. Ela já conta, atualmente, com três painéis referentes às edições anteriores de 2018, 2019 e 2020. A PNP oferece à sociedade um conjunto de informações que permite conhecer as atividades realizadas pelas instituições que compõem a Rede Federal.

Para acessar as versões anteriores da PNP, clique aqui.

Fonte: Matéria originalmente publicada no site do Ministério da Educação (MEC)

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF

       ​Secretaria Executiva
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Assessoria de Comunicação Social e Eventos
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​Assessoria de Relações Internacionais
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br