Confira o resultado parcial da Chamada Pública de adesão e implementação do Programa Português como Língua Adicional (PLA).

A Assessoria Internacional do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e a coordenação do Fórum de Assessores de Relações Internacionais (Forinter) divulgaram, nesta segunda-feira (24/5), o resultado preliminar da Chamada Pública para as instituições da Rede Federal que tenham interesse em aderir e implementar o Programa Português como Língua Adicional (PLA). A lista com o resultado está disponível aqui!

Os candidatos cujas inscrições não foram homologadas têm até amanhã (29/6), às 23h59 (horário de Brasília), para interposição de recurso. Os recursos deverão ser apresentados pelas instituições por meio do endereço eletrônico:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., em formato PDF. No campo assunto do e-mail deve constar o seguinte: PLA_recurso_Sigla_da_instituição.

As instituições deverão anexar ao recurso o (i) ofício de autorização do(a) reitor(a) da sua instituição, ou, na sua ausência, do(a) seu(sua) respectivo(a) substituto(a), dando ciência sobre a adesão ao programa; (ii) nomes e documentos das pessoas que irão trabalhar em sua instituição ou em modelo de parceria, cada função estipulada e (iii) o plano de trabalho. Os modelos dos documentos citados nos itens i e ii constam no site do Conif.

O Instituto Federal Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) é o responsável pela operação do programa e prestará assessoria aos representantes das instituições selecionadas. O curso é voltado para o fortalecimento das políticas de internacionalização e tem o intuito de promover a educação do idioma na Rede como língua adicional para formar cidadãos capazes de transitarem em diversos contextos globais e interculturais.

O PLA em Rede é um curso online de 250 horas, oferecido por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) e dividido em 18 lições, sendo aberta uma nova lição a cada semana. A previsão é que os cursos de português tenham início em agosto de 2021 e a seleção dos estudantes seja feita diretamente pelas instituições que optarem pela oferta em seus campi. 

Anexo I - Definição papéis
Anexo II - Plano de Trabalho
Anexo III - Sugestão de Cronograma do curso de PLA
Anexo IV - Aspectos norteadores para a implantação do curso

Assessoria de Comunicação do Conif

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF

       ​Secretaria Executiva
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Assessoria de Comunicação Social e Eventos
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​Assessoria de Relações Internacionais
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br