Rede Federal acolhe novos reitores durante a 41ª Reunião Virtual do Conif

print pleno1Nesta terça-feira (24/8), ocorreu a 41ª Reunião Virtual do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), sendo a primeira com a participação de todos os reitores eleitos democraticamente em suas instituições, que ainda estavam com processos eleitorais sob judice.

O encontro marcou a primeira com o professor Maurício Gariba Júnior, 60 anos, que foi nomeado como reitor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), no dia 10 de agosto, após a instituição ficar 478 dias sob um regime de reitorado pro tempore. A instituição foi a última que estava sob intervenção federal a nomear o reitor eleito pela comunidade acadêmica.

Além do IFSC, também estiveram sob ingerência do Governo Federal o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), e o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ). José Arnóbio de Araújo Filho, reitor do IFRN, foi nomeado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, em 21 de dezembro de 2020. Já Mauricio Saldanha Motta, diretor-geral do Cefet/RJ, foi nomeado em 24 de março de 2020. Motta foi eleito em maio de 2019 pela comunidade da instituição carioca.

No decorrer de todo esse período (desde 2019), o Conif se empenhou de forma incessante pela garantia da democracia e da autonomia institucional, salvaguardadas pelo ordenamento jurídico vigente, em consonância com práticas de gestão transparente e eficaz.

Em nota publicada em abril de 2020, o Conselho caracterizou como “incoerentes as designações de gestores pro tempore em casos onde os processos eleitorais ocorreram de forma idônea e lídima, e ressaltam que tais situações somente fragilizam as instituições, suscitando a desconfiança e a incredulidade nos processos ora postos e já consagrados”.

Outras pautas – O diretor de Articulação e Fortalecimento da Educação Profissional substituto, Fábio Medeiros, e a gerente de Projetos, Tassiana Cunha Carvalho, ambos da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação participaram, da 41ª Reunião Virtual do Conif para apresentar aos reitores o Programa Qualifica Progredir.

As ações de defesa do orçamento da Rede Federal para 2022 e a 45ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) também foram pautas da reunião. A edição de 2021 da Reditec será realizada em Brasília, entre os dias 30 de novembro a 3 de dezembro. O evento será híbrido (online e presencial) e seguirá todos os protocolos de biossegurança recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde. O Instituto Federal de Brasília (IFB) será o anfitrião do evento, que está em formatação.

Reuniões virtuais – Desde o início em março do ano passado, com o advento do novo Coronavírus, o Conif tem realizado encontros online. As reuniões ocorrem quinzenalmente, são realizados por meio da plataforma Zoom e contam com a participação de representante de todas as 41 instituições congregadas do Conselho.  

Assessoria de Comunicação do Conif
Texto: Marcus Fogaça
Revisão: Fernanda Torres

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF

       ​Secretaria Executiva
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Assessoria de Comunicação Social e Eventos
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​Assessoria de Relações Internacionais
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br