Memorando de Entendimento aproxima fortalecer a cooperação bilateral para a Educação Superior entre Brasil e Espanha

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) assinou um Memorando de Entendimento com o Serviço Espanhol para Internacionalização da Educação (SEPIE). O intuito é fortalecer a cooperação bilateral voltada para a Educação Superior entre Brasil e Espanha. Um Comitê de Diálogo foi criado para trabalhar na proposição de um plano de trabalho que, a médio e longo prazo, poderá ampliar a participação de instituições da Rede em projetos no âmbito do Erasmus+ e outros.  

Com a parceria, as duas instituições esperam facilitar o desenvolvimento de programas conjuntos, o intercâmbio, a mobilidade e formação acadêmica, tecnológica e cultural de alunos estudantes, professores e servidores não docentes de ambos os países. “Dentre as ações previstas está a realização de webinários, bem como o levantamento dos eixos de interesse das instituições brasileiras”, destaca Ana Carolina Oliveira, assessora de relações internacionais do Conif.

De acordo com um levantamento realizado pelo Fórum de Assessores de Relações Internacionais (Forinter) do Conif, em 2021, a Espanha figura entre os três países com os quais as instituições da Rede mais cooperam. “Temos uma parceria sólida com o Ministério de Educação e Formação Profissional do Reino da Espanha, por meio da Embaixada da Espanha. A interlocução já viabilizou a formação de professores, a concessão de bolsas de estudo em cursos de graduação e pós graduação na Espanha, e a seleção de instituições da Rede para participação no eTwinning”, completa Ana Carolina.

SEPIE – Criado em 2014, o órgão é autônomo e dependente do Ministério das Universidades de racionalização do Setor Público e demais medidas de reforma administrativa, que tem entre suas atribuições “contribuir para uma maior internacionalização do sistema universitário espanhol, valorizar a sua projeção em todas as áreas internacionais, promover a oferta educativa e de pesquisa das universidades e centros de pesquisa no exterior, contribuir para melhorar a recepção de estudantes, professores e investigadores estrangeiros na Espanha e de espanhóis no exterior, bem como promover o Espaço Europeu do Ensino Superior e o Espaço Ibero-americano do Conhecimento e gerar ações e procedimentos que viabilizem capacitação eficiente de estudantes, pesquisadores e professores estrangeiros para o Universidades espanholas ”, conforme o descrito no Estatuto aprovado pelo Real Decreto 903/2007, de 6 de julho de 2014.

Assessoria de Comunicação do Conif

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF

       ​Secretaria Executiva
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Assessoria de Comunicação Social e Eventos
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​Assessoria de Relações Internacionais
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br