Rede Federal é representada no encerramento do projeto LAPASSION, na Espanha

Lapassion encerramentoA presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Sônia Regina Fernandes, participou do encerramento do LAPASSION (Latin-America Practices and Soft Skills for an Innovation Oriented Network), na Universidade de Salamanca, na Espanha. O encontro reuniu, entre os dias 20 e 25 de setembro, os gerentes do projeto para a prestação de contas e avalição de todas as atividades.

O LAPASSION teve o propósito de transferir para a América Latina as boas práticas desenvolvidas na Europa. Participaram do projeto 15 entidades do Brasil, Finlândia, Espanha, Portugal, Chile e Uruguai. “O projeto proporcionou experiências curriculares que transcenderam a expectativa a perspectiva da pedagogia tradicional por ter foco na resolução de problemas vindos da realidade do cotidiano de docentes e estudantes”, analisa a presidente do Conif.

A iniciativa teve como objetivo custear projetos multidisciplinares e a mobilidade de servidores e alunos das instituições envolvidas. As atividades do projeto foram iniciadas em abril de 2018 com a participação de estudantes dos Institutos Federais do Amazonas (IFAM), de Goiás (IFG), do Maranhão (IFMA), do Triângulo Mineiro (IFTM) e do Sul-Rio-Grandense (IFSul).

De acordo com Sônia, durante todo projeto aconteceram trocas de experiências que não devem parar após o fim do programa LAPASSION, sejam com os parceiros de projeto na América Latina ou com as instituições brasileiras da Rede Federal. “O Conif irá propor ao Pleno uma Carta de Compromisso que traga, no contexto das instituições da Rede, a disseminação das experiências obtidas pelas instituições envolvidas no Programa na região onde estão inseridos, para multiplicar a metodologia proposta pelo Projeto, que beneficiou um instituto federal de cada região do Brasil”, explica Sônia.   

O LAPASSION teve a vigência de três anos e foi financiada pela iniciativa europeia Erasmus+ Capacity Building Program, da União Europeia, gerenciado pela Agência Executiva de Educação, Audiovisual e Cultura (EACEA). Após o encontro, a documentação com os resultados obtidos e a prestação de contas do projeto serão encaminhados ao órgão. “O projeto foi um total sucesso do ponto de vista orçamentário”, avalia o secretário-executivo do Conif, Alexandre Bahia.

“De um modo geral, as instituições cumpriram os requisitos apresentados pela União Europeia e foi possível encaminhar com sucesso a prestação de contas”, completa Bahia. Também compuseram a comitiva brasileira no encontro de encerramento do LAPASSION, os reitores: Jerônimo Rodrigues da Silva, do IFG, Flávio Luís Barbosa Nunes, do IFSul e a reitora Deborah Santesso, do IFTM.

Assessoria de Comunicação do Conif
Texto: Marcus Fogaça
Revisão: Fernanda Torres
Foto: Reprodução

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF

       ​Secretaria Executiva
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Assessoria de Comunicação Social e Eventos
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​Assessoria de Relações Internacionais
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br