Conif participa de lançamento de Declaração Global da WFCP

Jefferson WFCPA World Federation of Colleges and Polytechnics (WFCP) lançou, no dia 11 de novembro, sua primeira Declaração Global urgindo todas as instituições de educação técnica-profissional e tecnológica do mundo todo para coordenar uma oferta de educação, treinamento e capacitação que acelere a recuperação econômica e social após a pandemia de Covid-19.

A declaração enfatiza a importância da educação profissional e tecnológica na reconfiguração econômica, garantindo que os conhecimentos, habilidades e competências para essa reconstrução estejam no horizonte global pós-pandêmico. O texto sugere seis áreas prioritárias para adaptação dos sistemas de educação profissional e tecnológica dos países, bem como dez recomendações para provedores educacionais, governos e outros atores envolvidos.

O documento foi lançado no Congresso Internacional de EPT da TKNIKA, instituição localizada em San Sebastián, no País Basco, Espanha, pela presidenta da WFCP, Dawn Ward, e distribuído para mais de mil profissionais da educação profissional e tecnológica de diferentes países. Além disso, o material ficará disponível no endereço wfcp.org/global-statement.

A presidenta da instituição afirmou que “a Covid-19 criou disrupturas no mundo que impactou quase todos os aspectos da vida de todos e levou à perda de um número significativo de vidas”. “A devastação, no entanto, não foi somente relacionada à saúde. Economias foram profundamente impactadas. A educação profissional e tecnológica pode ajudar a enfrentar e reverter esse impacto, tornando-se um elemento que possibilite e direcione para uma prosperidade de longo prazo”, disse.

O Conif foi representado pelo reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF) e vice-presidente de relações institucionais, Jefferson Manhães de Azevedo, que destacou a transformação dos projetos pedagógicos, da infraestrutura e das abordagens dos centros de formação profissional do País Basco a partir da visão estratégica da modalidade que tange. À formação de pessoas, observando as competências exigidas pelo novo cenário que a humanidade vivencia.

O encontro também marcou a reunião preparatória para a próxima Conferência Anual da WFCP, que será em junho de 2022. Durante a reunião preparatória foram destacados três eixos que estão pautando as discussões sobre a EPCT: a transformação digital, a transformação ecológica (sustentabilidade) e a humanização. Manhães destacou que o terceiro pilar foi amplamente abordado e ressalta que a reflexão em nível mundial, coincide com o posicionamento do Conif no que diz respeito às questões éticas, humanização, multiculturalismo e à formação cidadã.

WFCP - Criada em 1998, a World Federation of Colleges and Polytechnics (WFCP) é uma rede internacional de instituições e associações regionais de educação profissional e tecnológica de vários países. Nesse sentido, se estabelece como um líder global em temas como empregabilidade; habilidades e competências para o mundo do trabalho; acesso à educação profissional; educação sustentável; empreendedorismo; pesquisa e inovação; entre outros. Atua por meio da promoção do debate, do compartilhamento de boas práticas e agregando diversos atores interessados que se reúnem, a cada dois anos, no Congresso Mundial da Federação. Desde 2016 o Conif compõe a mesa diretora da organização.

Com informações da WFCP

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF

       ​Secretaria Executiva
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Assessoria de Comunicação Social e Eventos
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​Assessoria de Relações Internacionais
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br