O TIC TAC, que tem a sigla Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Transformação, Atitude e Conhecimento (TAC), chega desta vez ao campus Estrutural do Instituto Federal de Brasília (IFB). Nos dias 3 e 4 de outubro acontece a quarta edição do evento, promovido pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), agência especializada das Nações Unidas (ONU) para o setor de TIC, que está relacionado ao cumprimento do Objetivo 5 da Agenda 2030 da ONU, de "alcançar a igualdade de gênero e empoderar mulheres e meninas". Segundo os dados, a desigualdade de gênero também é um obstáculo na hora em que mulheres decidem acessar a rede mundial de computadores ou planejar uma carreira na área de tecnologia.

A proposta convida as meninas a participar, por meio de oficinas de tecnologia, a programar jogos interativos (Scratch) e aplicativos móveis (Arduino). O evento vai contar ainda com rodas de conversa e palestras de entidades parceiras, todas com apoio de servidores do Campus Estrutural.  Outro dado importante da UIT é que hoje há 257 milhões a menos de usuárias de internet na comparação com os homens conectados.

Meninas na Ciência – A Reitora do IFB, Luciana Massukado, faz sempre uma conexão do TIC TAC com o projeto Meninas na Ciência, ambos de inserção e empoderamento do público feminino na área tecnológica e de ciências. Segundo Luciana, o nome do evento (TIC TAC) é representativo e simbólico, pois “ao terem acesso ao conhecimento por meio das tecnologias, as meninas começam a transformar suas vidas e o mundo, sendo protagonistas de suas próprias histórias”.

Foto: Ascom/SEEDF

Texto: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal de Brasília (IFB)

FaLang translation system by Faboba