O campus Petrolina Zona Rural do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) realiza, nos dias 3 e 4 de outubro, o IV Workshop de Aquicultura e Pesca do Vale do São Francisco. O evento tem como objetivo debater temáticas relacionadas ao rio São Francisco, com ênfase no potencial pesqueiro e piscícola da região. Para isso, contará com uma programação rica em palestras, que abordarão temas como o potencial produtivo dos peixes nativos do rio, a produção do surubim, a tecnologia de pescados para produtos artesanais, dentre outros.

No segundo dia do Workshop, o destaque será a inauguração da Sala da Coleção Ictiológica e da Unidade Experimental de Aquaponia e do Reuso de Água na Produção de Mudas da Caatinga. A programação contará ainda com a exposição fotográfica “Velho Chico: Opará, Rio Mar”, além da oferta de três minicursos: “Análise sanguínea de intermediários em peixe”; “Qualidade da água na Piscicultura” e “Produtos de Pescado”.

De acordo com uma das organizadoras do evento, Elizângela Souza, serão trabalhadas questões voltadas principalmente à produção de peixes nativos do rio e a potencialidade do setor para a região, contando com a presença de instituições que são responsáveis pela produção e monitoramento de peixes no Vale do São Francisco, como Cemafauna, Embrapa e Codevasf. “Faremos uma homenagem especial ao rio São Francisco, que é aniversariante no dia 4 de outubro. Será um momento bastante enriquecedor e espero contar com a presença de todos”, afirmou.

As inscrições estão abertas, são gratuitas e devem ser feitas através do site IF Eventos, onde está disponível a programação completa. Qualquer pessoa interessada pode participar.

Texto: Ines Guimaraes, da Assessoria de Comunicação do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE)

FaLang translation system by Faboba