Conif terá representação no Conselho de Administração da RNP

O coordenador do Fórum de Gestores de Tecnologia da Informação (Forti), Paulo Henrique Bezerra, foi eleito para o Conselho de Administração da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A cerimônia de posse ocorreu na sexta-feira (27/5), durante o encontro do colegiado. 


A indicação foi feita pelo Comitê de Usuários, que é formado por representantes das instituições de ensino e pesquisa, usuárias dos serviços da RNP, como a Embrapa e outros centros de pesquisa. O grupo tem o papel de subsidiar o Conselho de Administração com informações sobre os serviços prestados pela RNP às instituições. 


Paulo Henrique Bezerra é doutor em Engenharia Elétrica na Área de Computação Aplicada pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e possui Mestrado em Engenharia Elétrica na Área de Computação Aplicada. Ele atua como docente do Instituto Federal do Pará (IFPA) e gestor responsável pelas ações sistêmicas de Tecnologia da Informação na instituição. 


O novo conselheiro chama atenção para o crescimento dos serviços de Tecnologia da Informação no Brasil nos últimos dois anos e elenca alguns desafios que o Conselho de Administração da RNP precisa lidar, sobretudo com os desdobramentos da pandemia no novo Coronavírus, no tocante à tecnologia da informação. 


“A pandemia, alinhada à falta de recursos de tecnologia da informação e comunicação, uma redução do número de matriculados no ensino superior e no ensino médio técnico.  Temos ainda a situação do apagão tecnológico, ocasionado pela falta de profissionais qualificados para atender as demandas atuais e de novos serviços. Temos um desafio imenso e precisamos superá-lo”, pontua o coordenador do Forti. 


O Conselho de Administração é um órgão de administração superior e é composto por dez membros, que são divididos entre natos e eleitos. O primeiro grupo é formado por dois representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia e inovação; dois representantes do Ministério da Educação; um representante da comunidade acadêmica indicado pelo presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC); e um representante da Associação Laboratório Nacional de Redes de Computadores (Larc).


O segundo grupo, de representação eleita, é formada por um representante das instituições de ensino e pesquisa, usuárias dos serviços da RNP, eleito pelo Comitê de Usuários; um representante dos associados da RNP; e dois representantes de diferentes regiões geográficas com notória capacidade profissional, eleitos pelo Conselho de Administração. 


Forti – O Fórum é um órgão de assessoramento do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF). Dividido nas comissões de Sistema, Infraestrutura, Capacitação e Gestão, o Forti é composto por um representante de cada instituição da Rede Federal.


Assessoria de Comunicação do Conif

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba