ENTREVISTA - "A Rede deve resistir e lutar para manter o seu orçamento para sua consolidação", afirma coordenador do Forpog

Confira a entrevista de Vinícius Martins, coordenador do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Forpog) do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). A reunião do Fórum aconteceu entre os últimos dias 26 e 28 de abril, na Reitoria do IFBA, no bairro do Canela, em Salvador.


Portal do IFBA: Alguns temas de interesse das instituições que compõem a Rede Federal foram discutidos conjuntamente pelos três fóruns durante atividades que reuniram participantes do Forpog, FDE e Forproex. Que avaliação o senhor faz desse debate amplo e quais os principais avanços dessas reflexões e trocas para a Rede Federal?


Vinícius Martins: O Forpog verificou a necessidade de ser realizado uma reunião conjunta entre os três fóruns com regularidade mínima de uma por ano, pois se queremos construir a indissociabilidade na Rede Federal e dentro das nossas instituições, temos que ter discussões e ações em conjunto. Tem muita pauta, que precisa ser trabalhada em conjunto para o crescimento e expansão da rede. 


Portal do IFBA: Permanência e êxito foi um dos temas que pautaram discussões e atividades comuns aos três fóruns do Conif que se reuniram durante a semana no IFBA. Como a área de Pesquisa contribui para que as instituições da Rede Federal assegurem as condições para permanência e êxito dos estudantes?


Vinicius Martins: A partir de pesquisas realizadas pelas pró-reitorias dos institutos, observamos que a Pesquisa construiu para a permanência e êxito dos estudantes assegurando possibilidades, desenvolvimento profissional, científico, tecnológico e educacional para os/as estudantes das nossas instituições. Precisamos ter todos os dados computados e analisarmos ações em conjunto para atenuar/diminuir até a erradicação da evasão na rede federal.  


Portal do IFBA: Que balanço o senhor faz do Forpog realizado entre os últimos dias 26 e 28 de abril em Salvador? 


Vinícius Martins: Além da acolhida maravilhosa dos dois institutos do estado da Bahia e da primeira reunião conjuntas dos fóruns da rede federal, as pautas tratadas por estes três fóruns são extremamente importantes para o avanço da rede em algumas áreas que impactaram diretamente o Ensino, Pesquisa e Extensão. Tivemos ainda a reunião do Forpog para tratarmos pautas específicas muito relevantes para a Pesquisa, que determinou diversos grupos de trabalhos e encaminhamentos importantes, além de verificarmos a necessidade de web-reuniões mensais para avançarmos em temas específicos da área da Pesquisa, Inovação e Pós-graduação.


Portal do IFBA: Considerando os sucessivos cortes que o orçamento dos IFs vem sofrendo nos últimos anos, com impactos diretos na redução de recursos para o desenvolvimento de pesquisa nessas instituições, quais as perspectivas para 2022 com relação à pesquisa e inovação na Rede Federal?


Vinícius Martins: A Rede deve resistir e lutar para manter o seu orçamento para sua consolidação. Diversos esforços têm sido realizados em conjunto para a otimização dos resultados e fortalecimento da pesquisa, inovação e pós-graduação. Os exemplos são as duas especializações em rede (administração pública e manufatura avançada), que diversos institutos se uniram para construir e ofertar aos nossos estudantes, além de outra especialização em tecnologia para o campo estar sendo construída. A rede conseguiu ser contemplada em vários editais para fomento da pesquisa e inovação em agências de fomento e na Setec, além do recurso de emendas parlamentares para estes fins. Diversos institutos conseguiram investir recursos próprios na área de inovação e na pesquisa. O esforço deve ser contínuo do Forpog para avançarmos nas ações para pesquisa, Inovação e pós-graduação e a busca de recursos para estas ações.


Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Bárbara Souza – Ascom/IFBA

Foto: Ascom/IFBA

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba