IES apresentam manifesto pela educação pública na Unesco

A vice-presidente de Assuntos Acadêmicos do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Maria Leopoldina Veras Camelo, irá representar a Rede Federal durante a III Conferência Mundial de Educação Superior (III CMES). O evento será promovido pela UNESCO e será realizado de 18 a 20 de maio, na Espanha. 


Durante o encontro, a reitora participará da apresentação das propostas das instituições de ensino superior públicas e comunitárias brasileiras, com considerações sobre a temática da conferência e especial atenção aos desafios enfrentados pela educação pública brasileira. O documento foi escrito de forma conjunta com a  Abruc (Associação Brasileira de Universidades Comunitárias), a Abruem (Associação Brasileira de Universidades Estaduais e Municipais) e a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). 


A carta ressalta, logo em sua introdução, que “a Educação Superior no Brasil vive mais um período agudo nas sucessivas crises pelas quais tem passado nos últimos anos” e pontua que as instituições vivem “uma emergência educacional, motivada por limitações impostas às políticas sociais e que comprometem o desenvolvimento sustentável do país”. Outro ponto levado em consideração trata da Lei que limita os gastos do governo federal. As instituições classificaram a Emenda Constitucional como o “o principal empecilho aos investimentos do setor público”.


A conferência é conhecida por debater os rumos da Educação Superior no mundo. Reunindo entidades de todo o mundo que atuam pela qualidade e o fomento dos sistemas e instituições de ensino superior, sobretudo considerando os desafios que a humanidade e o planeta enfrentam, com particular atenção aos efeitos impostos pela pandemia, o evento visa definir um roteiro para que essa modalidade seja mais diversificada, inovadora, inclusiva, garantindo ainda mais qualidade com base nos requisitos de desenvolvimento.


Com o tema “Reinventando o Ensino Superior para um Futuro Sustentável”, a organização da conferência pretende contribuir para a melhoria das organizações e sistemas de ensino superior com foco nos direitos humanos, buscando cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos na Agenda 2030 e com a firme aspiração de “não deixar ninguém para trás”.


Durante a reunião de construção do documento, a vice-presidente de Assuntos Acadêmicos do Conif destacou o trabalho para o fortalecimento das instituições de ensino superior, principalmente em momento de grandes dificuldades orçamentárias e abandono, além de estarem, cada vez mais, sendo desacreditadas. “É necessário estarmos juntos a cada dia, buscando debater a realidade da educação superior, e nos aprofundar nessas questões devido à gestão das instituições”, disse à época.


Acesse o documento Propostas das Instituições de Ensino Superior Públicas e Comunitárias do Brasil signatárias para a III Conferência Mundial de Educação Superior!


Assessoria de Comunicação do Conif
Com informações da Andifes

​​

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba