Ifap recebe a quinta edição do Encontro Nacional dos Editores da Rede Federal

Com atividades de rodas de conversa, minicursos, colóquios, apresentações artísticas e lançamentos de livros o Instituto Federal do Amapá (Ifap) organizou a quinta edição do Encontro Nacional dos Editores da Rede Federal (Enedif). Neste ano, a temática norteadora do encontro foi "O papel das editoras e dos editores no fortalecimento da missão da Rede Federal na era digital".


Devido a pandemia do novo Coronavírus, as atividades foram todas virtuais e ocorreram de 17 a 19 de novembro. O evento teve como principal objetivo discutir sobre desafios e conquistas relacionados à produção editorial da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, no cenário atual e nos próximos anos.


A organização do evento destacou que o evento promoveu debates sobre os diversos desafios para a formação de leitores e disseminação da leitura na atualidade, favorecendo a troca acadêmico-científica entre as instituições e a disseminação de conhecimento científico, tecnológico, artístico e cultural.


A abertura contou com a presença da presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e reitora do Instituto Federal Catarinense (IFC), Sônia Fernandes, e do coordenador do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Conselho (Forpog), André Romero, que também é pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).


As edições anteriores do evento ocorreram no Instituto Federal de Goiás (IFG), em 2016, no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), em 2017, no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), 2019, e no Instituto Federal de Pernambuco, em 2020, sendo tendo esse último ocorrido virtualmente.


Pós-evento – Ao fim do Enedif, o Grupo de Trabalho Permanente do Forpog para assuntos editoriais conduziu a Assembleia Geral dos Editores. A atividade contou com a participação de 30 servidores, que representaram 21 instituições da Rede Federal. A pauta principal dessa atividade foi a apresentação de resultados das pesquisas realizadas pelo GT e por outras comissões temáticas do Forpog (Organização Documental, Livro e Periódicos) e a avaliação de 11 propostas de ações relacionadas à produção editorial. Essas demandas serão encaminhadas ao Fórum para apreciação e possíveis encaminhamentos junto ao Pleno do Conif.

 

Assessoria de Comunicação do Conif

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba