MEC realiza aula inaugural de implementação do Sistema Re-Saber

O Ministério da Educação (MEC) realizou, nesta terça-feira (3/5), a aula inaugural do programa de capacitação para implementação do Sistema Nacional de Reconhecimento e Certificação de Saberes e Competências Profissionais (Sistema Re-Saber). A ferramenta é voltada para as instituições de educação profissional e aos processos de certificação. 

 

Com fomento da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, na ordem de R$ 1,825 milhão, o projeto é executado pelo Centro de Referência em Formação e Educação a Distância do Instituto Federal de Santa Catarina. O presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Claudio Alex Jorge da Rocha, participou do encontro

 

“É importante não apenas apresentar o projeto e discuti-lo, mas, também, ter momentos de formação. É difícil engajar o servido naquilo que ele não conhece”, ponderou Claudio Alex. “Esse é um momento importante para disseminar conhecimento. Espero que todos possam tirar proveito e ter noção da responsabilidade na medida que cumprimos o papel de implementar essa importante ação de impacto social para a educação”, completou o presidente do Conselho. 

 

A iniciativa busca atingir a capacitação das instituições para os procedimentos de avaliação, reconhecimento e certificação de saberes e competências profissionais no âmbito do Re-Saber, além de promover a adesão das instituições ao programa com base nos critérios da Portaria MEC nº 24, de 2021. As regras de participação das oficinas foram estabelecidas no Edital nº 06/2021 Gabinete/CERFEAD.

 

A expectativa do Governo Federal é viabilizar a implementação de dez turmas com 50 estudantes em cada uma, que devem atuar como multiplicadores do Sistema Re-Saber em todo o território nacional. “Nossa expectativa é que todos tenham um excelente êxito e aproveitamento no desenvolvimento das formações, para que os servidores possam levar para frente com efetividade essa política pública”, ressaltou o secretário da Setec, Tomás Sant’Ana.

O Re-Saber irá substituir a Rede CERTIFIC e está em processo de implementação. Entre as principais ações relacionadas a esse novo sistema, encontram-se a capacitação das instituições e o desenvolvimento de uma aba específica para o Re-Saber no Sistec, que se encontra em fase de conclusão e que possibilitará o cadastro das ofertas de certificação profissional pelas instituições, bem como o registro de matrículas.   


Também participaram da aula inaugural o professor Jesué Graciliano, que representou o reitor do IFSC, Maurício Gariba, e o vice-presidente do Conselho Nacional de Dirigentes das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais (Condetuf), Marcelo Freitas da Silva, além da Diretora de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Joelma Kremer, e o Coordenador-Geral de Avaliação e Planejamento da Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Anderson Sanita.


Assessoria de Comunicação do Conif

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba