OEI Brasil prorroga as inscrições do Prêmio “Cruzando Fronteiras”

O período de inscrição para o Prêmio Ibero-americano de educação intercultural bilíngue “Cruzando Fronteiras”. Agora as inscrições poderão ser feitas até o dia 17 de junho de 2022 por meio do site http://cruzandofronteiras.org.br/. Podem se inscrever iniciativas de instituições públicas de educação básica e de educação profissional e tecnológica de nível médio que promovam a interculturalidade e o bilinguismo em duas categorias.


Lançado em abril desse ano, a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) no Brasil e o Ministério da Educação da República Federativa do Brasil apresentaram a primeira edição do Prêmio Ibero-americano de educação intercultural bilíngue “Cruzando Fronteiras”.


O prêmio visa a promover o reconhecimento de experiências educacionais de instituições públicas de educação básica que promovem a interculturalidade e o bilinguismo (português e espanhol) como formas de fortalecimento das identidades individuais e culturais de seus alunos e, por extensão, da comunidade em que estão inseridas.


Podem participar instituições públicas de educação básica e de educação profissional e tecnológica de nível médio que promovem a interculturalidade e o bilinguismo em duas categorias:


●   Categoria A – projeto nacional intercultural e bilíngue; e

●   Categoria B (nacional e internacional) – projeto intercultural e bilíngue de fronteira entre o Brasil e os países ibero-americanos vizinhos.


Para participar a equipe escolar deve preencher o cadastro da escola pelo site:  http://cruzandofronteiras.org.br/


Todo o processo de inscrição deverá ser realizado exclusivamente por meio eletrônico, inclusive a submissão de documentos.


Todas as escolas participantes receberão o certificado de participação. A primeira colocada de cada uma das cinco regiões do Brasil, as cinco finalistas de cada região e as seis escolas selecionadas na categoria B receberão o selo de Escola de Referência Nacional de Escola Intercultural e Bilíngue 2022. As escolas selecionadas poderão receber de até R$40.000,00. No total serão distribuídos R$260.000,00 para incentivar o projeto de bilinguismo dessas escolas.  


Formação continuada de Professores


A OEI também irá apoiar às escolas participantes do prêmio ofertando um módulo de formação continuada aos professores que irá trabalhar temas relevantes para o trabalho pedagógico relacionados à interculturalidade e o bilinguismo. 


Para mais informações acesse o site: http://cruzandofronteiras.org.br/


Edital: http://cruzandofronteiras.org.br/edital.pdf  


Sobre a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) 


A Organização dos Estados Ibero-americanos para (OEI) tem como objetivo principal a cooperação entre países da região no campo da educação, da ciência e da cultura com vista ao desenvolvimento integral e sustentável.


Com centenas de projetos ativos com entidades públicas, universidades, organizações da sociedade civil, empresas e outras organizações internacionais, a OEI representa uma das maiores redes de cooperação na Ibero-América.


A OEI, como principal organismo na Ibero-América especializado em cooperação técnica em educação, tem um firme compromisso com esta área de atuação, cujos objetivos foram definidos na publicação Metas Educativas 2021. As linhas estratégicas do trabalho referem-se a temas centrais como: a primeira infância; as habilidades e competências para o século XXI; a melhoria da governança escolar; o ensino superior e a educação em direitos humanos; valores democráticos; e cidadania ibero-americana.


Co.liga, Prêmio Ibero-Americano de Inovação Educativo, Primeiros Anos, Governança e Educação em Pauta são alguns projetos da OEI Brasil que atuam em prol de uma educação inclusiva e equitativa.


Para promover o bilinguismo de português e espanhol como pauta necessária na comunicação global, a OEI Brasil recebeu nesse ano de 2022 a CILPE - Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola. E agora lança o Prêmio Ibero-americano de educação intercultural bilíngue “Cruzando Fronteiras”.


Assessoria de Comunicação do Conif

(MEC com informações do OEI)

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba