Rede Federal promove ações em prol do Dia do Meio Ambiente

As instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica estão preparando uma série de ações voltadas para o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no domingo, 5 de junho. Dentre as atividades, que devem se estender por toda a semana, estão debates, palestras e conferências. As ações fazem parte de projetos de ensino, pesquisa e extensão.


A sustentabilidade é uma pauta recorrente na Rede e não se restringe na celebração dessa semana. Um exemplo é o IFSolar, um projeto do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) que garantiu a implantação de usinas fotovoltaicas destinadas à geração de energia solar na unidade. Posteriormente a iniciativa cresceu e foi um propulsor do programa EnergIF.


Em todas as instituições há um investimento em equipamentos, medidas e pesquisas para economizar e preservar os recursos naturais. Tais iniciativas estão atreladas à educação ambiental e a bons projetos de extensão, que promovem ações como mutirões de limpeza em rios, lagos e praias. Alguns exemplos, na prática, do que a Rede Federal tem feito em prol do meio ambiente podem ser vistos nas ações desenvolvidas especialmente para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente. Listamos abaixo algumas iniciativas. Veja!


- 1º Fórum Ambiental do IFSul

- Semana do Meio Ambiente do IFB

- IV Ecogicana do campus Serra Talhada - IFSertãoPE

- II Semana Nacional do Meio Ambiente do IFG

- III Semana do Meio Ambiente dos IFs do Leste Maranhense

- I Congresso Nacional de Meio Ambiente em Ceará-Mirim


Dia do Meio Ambiente – A data foi criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas na resolução (XXVII) de 15 de dezembro de 1972 e tem como objetivo conscientizar a respeito da importância de preservar os recursos naturais.


O tema central das comemorações em torno do 5 de junho deste ano de 2022 é: Uma Só Terra, numa referência ao lema da Conferência de Estocolmo de 1972, que foi pensado há exatos 50 anos para reafirmar que a Terra é a nossa casa comum e que precisamos cuidar dela.


Assessoria de Comunicação do Conif

Foto: Ascom IFNMG

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba