Estudantes do Ifac participam de aulas sobre a cultura marubo

O projeto Cultura Marubo, dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) dos campi Cruzeiro do Sul e Tarauacá, do Instituto Federal do Acre (Ifac), concluiu mais uma etapa com os estudantes. Os jovens, de vários cursos integrados e superiores, realizaram aulas, em quatro módulos, sobre a língua e cultura marubo.

As aulas contemplaram temas que abordaram desde o alfabeto a conversas sobre os costumes diversos, como casamentos, alimentação, moradia. Cerca de 50 estudantes receberam apostilas, que foram produzidas pelos professores Jackson Marubo e Cledson Marubo, e puderam compreender um pouco mais do universo indígena.

As aulas ocorreram durante o mês de junho e os professores ficaram bastante satisfeitos com os resultados. “É muito bom poder contar um pouco da nossa cultura, mostrar que nem todos os índios são iguais e que nossos costumes fortalecem nossa comunidade”, disse Jackson Marubo.

O aprendizado da base da língua Marubo também possibilitou aos estudantes um olhar mais complexo para as distintas realidades e vivências. “Não fazia ideia da complexidade dos modos de vida e visões de mundo que tínhamos tão perto de nós”, disse Uélida Barroso, estudante do curso técnico integrado em Agropecuária.

O projeto também será apresentado pela professora Blenda Cunha Moura na Unicamp, em um curso de formação de professores, promovido pela Olimpíada de História.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal do Acre (Ifac)

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF

       ​Secretaria Executiva
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Assessoria de Comunicação Social e Eventos
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​Assessoria de Relações Internacionais
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br