Em eleição inédita, a reitora do Colégio Pedro II, Ana Paula Giraux, foi escolhida para presidir o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) em 2025. A eleição, que teve chapa única, ocorreu nesta quarta-feira (4/12), durante a 140ª Reunião Ordinária do colegiado, realizada em Brasília. A gestora compõe a chapa “Diversidade que une, educação que transforma”. Representantes das 41 instituições vinculadas ao Conif puderam votar.
Para Ana Paula Giraux, a eleição representa um momento significativo não apenas para o Conif, mas também para a história do Colégio Pedro II, uma das mais tradicionais instituições de ensino do país. "É uma eleição histórica. Ser presidente do Conif traz uma grande satisfação e mostra que a nossa Rede Federal é, de fato, um coletivo que representa todas as instituições. O Colégio Pedro II, os dois Cefets e os 38 Institutos Federais têm suas peculiaridades, e a nossa intenção como chapa eleita é que cada uma das instituições se sinta representada", disse.
A presidente eleita é professora do Colégio Pedro II desde 1986. Sua graduação é em Letras, com especialização e mestrado em Linguística – todos cursados na UFRJ. Já atuou como professora alfabetizadora, Orientadora Pedagógica, Coordenadora de Língua Portuguesa e Diretora-geral do Campus Humaitá I, por dois mandatos (de 2014 a 2022), assumindo a reitoria do CPII, em outubro de 2022.
A posse da nova presidente está prevista para fevereiro de 2025, em Brasília, quando ela sucederá o atual presidente, Elias Monteiro, reitor do Instituto Federal Goiano (IF Goiano). Monteiro parabenizou a chapa eleita após a apuração dos votos: "Parabéns para a nova presidência. Essa eleição reflete a maturidade do nosso Pleno. Tendo ou não divergências de ideias, nós colaboramos com o coletivo, e cada um que passa por aqui vence mais um degrau", afirmou.
A presidência do Conselho é composta por um representante de cada uma das cinco regiões do Brasil, com a premissa de dar mais representatividade e pluralidade à gestão. A próxima gestão terá Ana Paula Palheta, reitora do Instituto Federal do Pará (IFPA), como a vice-presidência de Assuntos Acadêmicos; a vice-presidência de Administração será conduzida pela reitora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Elaine Cassiano; o reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), José Arnóbio, foi eleito para a vice-presidência de Relações Institucionais; e Maurício Gariba Júnior, reitor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), assumirá a vice-presidência de Gestão de Pessoas.
Durante a apresentação da chapa, os candidatos expuseram suas propostas para a gestão, que pretende priorizar pautas como o fortalecimento da visibilidade do Conif e da Rede Federal; o fortalecimento da atuação dos Fóruns e suas respectivas câmaras; o apoio à mobilidade internacional; e a continuidade da articulação em torno da defesa de políticas públicas que beneficiem não somente as instituições associadas ao Conif, mas a educação brasileira.
A solenidade de posse da nova presidência será presencial, com transmissão para toda a comunidade acadêmica da Rede Federal por meio do canal do Conif no YouTube.
Comissão Eleitoral
A comissão eleitoral foi presidida pela reitora do Instituto Federal de Roraima (IFRR), Nilra Filgueira Bezerra, e teve como membros o reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Victor Saraiva; o reitor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Carlos César Teixeira; o reitor do Instituto Federal do Amapá (Ifap), Romaro Silva; a diretora de Relações Institucionais e Governamentais do Conif, Fernanda Torres; e o secretário administrativo do Conselho, James Dantas.
Conselho Fiscal
O pleno do Conif definiu a atual composição do Conselho Fiscal, composto por três membros titulares e três suplentes, eleitos entre os membros efetivos do Conselho, para um mandato de um ano, com possibilidade de uma recondução.
A titularidade do grupo ficou com as reitoras Oneida Irigon e Ruth Sales, dos Institutos Federais de Goiás (IFG) e de Sergipe (IFS), respectivamente, além do reitor do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), José Carlos de Sá. A suplência será composta pelos reitores Júlio Xandro Heck, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Marcelo Ponciano, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), e pelo diretor-geral do Cefet Rio de Janeiro, Maurício Motta.
De acordo com o regimento interno do Conif, compete ao Conselho Fiscal examinar os documentos fiscais e contábeis da Presidência a qualquer tempo, emitindo pelo menos um parecer anual obrigatório ao término do ano fiscal, para apreciação e deliberação do Conselho Pleno.
Conif – Criado em 24 de março de 2009, o Conif tem como objetivos a valorização, o fortalecimento e a consolidação dos 38 Institutos Federais, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II, que, juntos, contabilizam mais de 600 unidades em todo o país.
Diretoria de Comunicação do Conif
Texto: Marcus Fogaça/Conif
Foto: Moacir Evangelista/Conif