O vice-presidente de Relações Institucionais do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Rafael Almada, participou na manhã desta terça-feira (3/12) da abertura do Encontro Nacional de Gestores de Comunicação das Instituições Federais de Ensino. O evento ocorreu no Ministério da Educação (MEC), em Brasília.
“Os Institutos Federais e as universidades têm a potência de dialogar o Ensino, a Pesquisa e a Extensão com as políticas públicas que estão acontecendo, mas a sociedade ainda acha que essas instituições são espaços para poucos. E não são. Então vejo que uma das estratégias desse evento é justamente que a gente se fortaleça como Comunicação para que a gente chegue nessa população que precisa entender o nosso papel e o que estamos produzindo dentro dos espaços acadêmicos”, frisou Almada.
Organizado pelo MEC, por meio das Secretarias de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e de Educação Superior (Sesu), as atividades do encontro ocorrem até a próxima quinta-feira (5/12). No momento de abertura, além do vice-presidente do Conif, estiveram presentes Marcelo Bregagnoli, secretário da Setec; Leonardo Osvaldo Barchini Rosa, secretário-executivo do MEC; Alexandre Brasil, secretário de Educação Superior; e José Daniel Diniz Melo, presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
Ao longo da semana, gestores de Comunicação de 110 instituições federais de ensino estarão reunidos no MEC, sendo 41 pertencentes à Rede Federal – 38 Institutos Federais, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II – e 69 universidades federais.
“Esse encontro é um marco, no sentido que a gente possa levar a fala e a escuta a todos e, assim, confabular as melhores políticas, ações e projetos para que tenhamos o benefício de forma efetiva. Então, reitero o papel do MEC, que tem levado em conta a área da Comunicação como algo central e primordial. E vocês vão ter a oportunidade de discutir isso, como fazer uma política efetiva por meio da comunicação interna e externa”, afirmou Bregagnoli.
Ainda para o secretário, os gestores de Comunicação dos Institutos Federais e das universidades, ao lado do MEC, serão responsáveis por “fazer a difusão de informações e levar isso a todas as pessoas que precisam escutar essa mensagem, a mensagem das ações sendo efetivadas, o restabelecimento de políticas importantes que foram abandonadas num passado recente”.
A programação do evento inclui palestras e debates sobre a atuação da Comunicação como pilar estratégico das instituições de ensino com seus públicos.
Diretoria de Comunicação do Conif
Texto: Marina Oliveira/Conif
Foto: Moacir Evangelista/Conif