Ampliar a participação do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) em fóruns e conselhos internacionais e apresentar a Rede Federal, bem como suas inúmeras possibilidades de cooperação. Esses itens foram evidenciados na lista de objetivos que permeou a participação do presidente do Conif, Jerônimo Rodrigues da Silva, e do reitor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), William Silva de Paula, no 6º Congresso das Américas sobre Educação Internacional (CAEI), realizado de 23 a 25 de outubro, em Bogotá, Colômbia.

No evento, os dirigentes participaram da “Sessão de Networking do Espaço Interamericano de Educação Superior Técnica e Tecnológica” e da mesa-redonda “Educação Técnica e Profissional: formação para inovação”. Na primeira agenda, o presidente abordou aspectos gerais e estratégicos da Rede Federal; a segunda foi destinada à exposição de experiências referentes aos Polos de Inovação, ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e às ações de internacionalização.

Para o presidente, a participação no CAEI foi importante para diversificar os contatos do Conselho e, assim, garantir a promoção da Rede Federal nos moldes como tem sido feito com a Unesco-Unevoc, OUI, WFCP, CICan, Anut e OEI (*). “Essa aproximação impacta projetos como o fortalecimento da cooperação sul-sul e do ensino do idiomas por meio de parcerias com outros países, estimula, ainda, o envolvimento de pró-reitores de ensino, pesquisa e extensão em atividades e debates internacionais, com fins de solidificar o caráter transversal da internacionalização, e também promove o intercâmbio de boas práticas, dentre outros”, declarou.

Na oportunidade, os gestores se reuniram com representantes do Vannier College. Com o grupo da instituição canadense, discutiu-se principalmente uma proposta de cooperação com o mesmo viés de programas de leitorado, a exemplo do que a Rede já faz com o Programa de Leitores Franceses.

“A questão da educação profissional e tecnológica nas Américas está bem representada e foi bem discutida. Ressalto que o Conif e a Rede Federal devem ocupar cada vez mais espaços como esses do Congresso. As pessoas estão percebendo nossa proposta de verticalização, e isso é muito bom. Aproveito para destacar e elogiar o trabalho da Câmara de Relações Internacionais do Conselho”, afirmou o reitor do IFMT.

A diretoria do Conif e a câmara citada têm como linha estratégica o fortalecimento das ações no âmbito da OUI, considerada a similaridade entre as instituições da Rede e as que compõem a organização.

CAEI – O Congresso das Américas sobre Educação Internacional foi coordenado pela Organização Universitária Interamericana (OUI), com a qual o Conif firmou um Memorando de Entendimento (MoU) em 2017.

O documento prevê que o Conselho e a Organização promovam a colaboração entre suas instituições-membro para favorecer os processos de cooperação, realizando atividades de intercâmbio internacionais da Rede Federal.

O evento, que ocorre a cada dois anos, reuniu os principais protagonistas vinculados à internacionalização da educação superior, com o intuito de fortalecer contatos, intercambiar experiências e traçar o futuro da cooperação acadêmica na região das Américas.

(*) Unesco-Unevoc (Centro Internacional para a Educação Profissional e Tecnológica/Unevoc) é um dos institutos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura/Unesco; OUI (Organização Universitária Interamericana); WFCP (Federação Mundial de Colleges e Politécnicos); CICan (Colleges and Institutes Canada); Anut (Associação Nacional de Universidades Tecnológicas) e OEI (Organização de Estados Ibero-Americanos).

Bárbara Bomfim

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7230

FaLang translation system by Faboba