Conif lança segunda chamada de adesão de instituições ao Programa PLA em Rede

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) publicou, nesta sexta-feira (05/11), Chamada Pública para as instituições da Rede Federal que tenham interesse em aderir e implementar o Programa Português como Língua Adicional em Rede (PLA em Rede). O prazo de inscrição se encerra às 23h59 (horário de Brasília) do dia 06 de dezembro de 2021, e a adesão deverá ser feita por meio de formulário eletrônico disponível no link disponibilizado ao final da matéria.

O PLA em Rede é voltado para o fortalecimento das políticas de internacionalização por meio da difusão do aprendizado da língua portuguesa. O foco são, principalmente, estudantes e servidores de instituições estrangeiras, que possuam ou tenham interesse em parcerias com as instituições da Rede Federal. A previsão é que os cursos tenham início a partir da segunda semana de março de 2022, enquanto a seleção dos estudantes será feita diretamente pelas instituições que optarem pela oferta em seus campi.

O Edital destina-se às instituições que não tenham participado da oferta anterior do Programa e que desejem realizar a adesão em 2022. As regras e os critérios de participação estão disponíveis na Chamada e incluem a indicação de um servidor para coordenador o curso, outro para coordenar a plataforma de ensino à distância e um tutor para cada 20 estudantes, limitado ao máximo de 60 estudantes por instituição.

O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) é o responsável pela operação do Programa e prestará assessoria aos representantes das instituições selecionadas. Além disso, no dia 18 de novembro, às 15h, ocorrerá uma live para tirar as dúvidas acerca do PLA.

PLA em Rede - O PLA em Rede é um curso online, com carga horária de 250 horas, oferecido por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA). Ele é dividido em 18 lições, sendo aberta uma nova lição a cada semana e possui uma duração de, aproximadamente, quatro meses. O curso foi desenvolvido por um grupo de trabalho composto pelo Fórum de Assessores de Relações Internacionais do Conif (Forinter), pelo Fórum de Dirigentes de Ensino (FDE), pelo Fórum de Pró-reitores de Extensão (Forproext), e pelo Fórum dos Gestores de Tecnologia da Informação (Forti).

Na 1ª edição do Programa, 640 estudantes de diferentes países foram contemplados com o curso.

Cronograma:

Ações

Datas/Períodos

Lançamento do edital

05 de novembro de 2021

Prazo para submissão das propostas de adesão via formulário eletrônico

23h59 (horário de Brasília) do dia 06 de dezembro de 2021

Live - Tira dúvidas

18 de novembro de 2021, às 15h.

https://meet.google.com/xiy-nhnx-xje

Avaliação das propostas

07 de dezembro de 2021

Resultado preliminar das propostas

08 de dezembro de 2021

Período de interposição de recursos

09  de dezembro de 201

Resultado final das propostas

a partir de 10 de dezembro de 2021

Seleção interna de estudantes por instituição

janeiro e fevereiro de 2022

Período de inclusão do coordenador de curso na plataforma pela Coordenação Geral de Plataforma

início de fevereiro de 2022

Reunião de alinhamento

23 e 24 de fevereiro de 2022

Acesse o Edital CONIF/AI nº 11, de 5 de novembro de 2021.

Anexo I - Definição papéis

Anexo II - Plano de Trabalho

Anexo III - Cronograma de Atividades

Anexo IV - Orientações para implantação

Anexo V - Projeto Pedagógico do Curso

Faça sua inscrição pelo formulário no link: https://bit.ly/3q8iz8T

Link para live tira-dúvidas: https://meet.google.com/xiy-nhnx-xje

Assessoria de Comunicação do Conif

FaLang translation system by Faboba