O presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Elias Monteiro, participou do Encontro Global de Educação (Global Education Meeting – GEM) de 2024. A reunião é organizada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (Unesco) e sediado pelo Governo do Brasil.
O encontro foi realizado em Fortaleza (CE) nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, tendo como proposta dar continuidade à reunião "Acelerando o Progresso Rumo ao ODS 4: Balanço de Ações Transformadoras na Educação", que havia sido realizada em julho de 2024, na sede da Unesco.
O GEM 2024, realizado a cada quatro anos, visa promover o diálogo multilateral, intersetorial e multissetorial, liberando a educação como um equalizador social e força motriz do desenvolvimento sustentável. O encontro esteve alinhado com o foco da presidência brasileira no G20, que tem colocado as questões de equidade e inclusão no centro das atenções.
O evento reuniu mais de cem delegações compostas por ministros, líderes, especialistas e demais atores da educação de todo o mundo. O evento foi composto por sessões plenárias e simultâneas, além de uma exposição chamada "Feira Aceleradora do ODS 4".
Elias Monteiro participou da sessão "Habilidades para um mundo do trabalho incerto", vinculada às metas 4.3 e 4.4 da Agenda 2030. Essas metas abordam o acesso igualitário e acessível à educação técnica, profissional e superior, além da ampliação das habilidades de jovens e adultos para emprego, trabalho decente e empreendedorismo. A Agenda 2030 serve como guia para a comunidade internacional e plano de ação para conduzir o mundo a um caminho mais sustentável e resiliente até 2030.
Em sua fala, o presidente do Conif, que também é reitor do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), destacou as transformações no mundo do trabalho que estão em curso e "os avanços tecnológicos que estão remodelando setores inteiros em uma velocidade sem precedentes".
“Empregos que hoje consideramos estáveis podem se tornar obsoletos amanhã, enquanto novas profissões surgem em resposta às demandas emergentes”, afirmou Elias em sua fala.
“Para navegar neste cenário em constante mudança, as instituições de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPT) devem se preparar para oferecer uma formação voltada ao desenvolvimento de novas competências fundamentais”, completou o presidente do Conif, que reforçou o compromisso da Rede Federal para o cumprimento da Agenda 2030.
"No tocante às instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, reafirmamos o compromisso para atendimento das metas previstas na Agenda 2030, destacando nossa capilaridade e verticalização do ensino; a promoção de políticas de inclusão e ações afirmativas para garantir a igualdade de acesso; a oferta de cursos alinhados aos arranjos produtivos locais bem como o incentivo ao empreendedorismo e à inovação, por exemplo", completou Elias.
Também participaram da sessão Maria Itatí Cabral, da Junior Achievement Argentina; Valdecir Mendes, da Unesco Chile e Gabriel Barros, membro da Global Skills Academy da Cisco. A moderação do encontro ficou sob responsabilidade de Hervé Huot-Marchand, chefe da Seção de Juventude, Alfabetização e Aprendizagem ao Longo da Vida da Unesco.
O Encontro Global de Educação ocorreu em sequência à Reunião dos Ministros da Educação do G20, que também foi realizada na capital cearense, e debateu a implementação de boas práticas educacionais compartilhadas entre os países do grupo, com foco em valorização docente, diversidade e inclusão, sustentabilidade e inteligência artificial.
O GEM 2024 foi concluído com a adoção da Declaração de Fortaleza, que atua como um forte apelo à colaboração multilateral, intersetorial e entre as múltiplas partes interessadas, além de um chamado para aumentar o financiamento à educação até 2030 e nos anos seguintes.
Diretoria de Comunicação do Conif
Texto: Marcus Fogaça
Foto: Arquivo pessoal