O intercâmbio de conhecimentos para o fortalecimento da educação profissional brasileira intensificou o processo de internacionalização da Rede Federal. Hoje, os 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, os dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II adotam como estratégia a atuação integrada para garantir benefício e crescimento mútuos.
No Conif, a internacionalização é compreendida como uma ferramenta de desenvolvimento institucional e de pessoas e um importante mecanismo para incremento da qualidade da educação. É um processo abrangente e contínuo que envolve a cooperação técnica, o aperfeiçoamento da gestão, o estudo de idiomas, bem como a preparação de estudantes e servidores para atuar em cenários multiculturais e inserir-se em uma dinâmica mundial baseada no conhecimento. Além disso, incentiva a difusão das culturas e a prática da solidariedade entre os povos.
Acompanhamos o entendimento da Conferência Regional de Educação Superior para América Latina e Caribe (CRES) que aponta a internacionalização como uma “ferramenta chave para a formação de cidadãos e profissionais, respeitosos da diversidade cultural, comprometidos com a cultura da paz e com a capacidade para conviver e trabalhar em comunidade local e mundial”.
Declaração III Conferência Regional de Educação Superior para América Latina e Caribe:
Com o suporte técnico de uma assessoria especializada, e com o apoio dos Fóruns (link para a aba de fóruns), o Conif periodicamente define as prioridades das ações de Relações Internacionais; prospecta e articula iniciativas com parceiros nacionais e internacionais; propõe iniciativas voltadas ao incremento do processo de internacionalização da Rede; viabiliza às instituições oportunidades de formação e capacitação a partir de parcerias com outros países; promove a divulgação da Rede a potenciais parceiros e apoia a organização de eventos de caráter internacional.
Em 2019 o Conif, em parceria com o Fórum de Assessores de Relações Internacionais do Conif, aplicou um formulário para sistematização de informações acerca do processo de internacionalização da Rede. Acesse ao lado.
A série “Acontece na Rede” disponibiliza às instituições da Rede Federal, a possibilidade de compartilhamento de boas práticas no tocante à internacionalização. As instituições interessadas em apresentar suas boas práticas deverão enviar formulário no ícone abaixo.
Os professores brasileiros interessados em desenvolver cursos/disciplinas colaborativas deverão contatar as assessorias internacionais de suas instituições. Os professores estrangeiros que tenham interesse no Programa poderão preencher o formulário pelo ícone abaixo.
A série “Diálogos Conif” busca facilitar a aproximação e fortalecer laços de cooperação entre as instituições da Rede Federal e parceiros de outros países, por meio da interlocução de gestores, docentes e pesquisadores do Brasil com seus pares da comunidade internacional.
A iniciativa tem por objetivos a promoção da língua portuguesa e o fortalecimento estratégico da posição da Rede Federal junto a parceiros internacionais e nacionais. O Programa contará com duas linhas de ação: a oferta de cursos de Português como Língua Adicional e cursos de Português como Língua de Acolhimento (PLA).
A ação é liderada pelo Fórum de Assessores de Relações Internacionais do Conif.
PLA em Rede é um curso online de 250 horas, oferecido por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) e dividido em 18 lições, sendo aberta uma nova lição a cada semana.
O Centro Internacional para a Educação Profissional e Tecnológica (Unevoc) é um dos sete institutos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e atua para o desenvolvimento da educação técnica e profissional. Além das conferências gerais, que reúnem países de todo o mundo, o Unevoc promove encontros regionais para discussão de desafios comuns, compartilhamento de boas práticas e proposição de iniciativas para o fortalecimento da educação técnica e profissional.
Diante do novo contexto da educação pública brasileira e com a acentuação dos processos de globalização e integração regional, o Conif assumiu uma posição de destaque no cenário internacional da formação profissional e tecnológica como membro da Federação Mundial de Colleges e Politécnicos (WFCP, na sigla em inglês). O Conselho ocupa uma cadeira no board da WFCP. Ao lado instituições de diversos países, o Conif desenvolve ações que evidenciam o Brasil, bem como atua na posição estratégica de interlocutor para a captação de novos membros no eixo latino-americano.