Dirigentes da Rede Federal desembarcam no México em busca de parcerias para fortalecer a EPT no Brasil

Onze conselheiros do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) embarcaram para o México   para uma missão de prospecção com instituições de Educação Profissional e Tecnológica do país. A missão tem como objetivo estabelecer e fortalecer o intercâmbio de experiências, o desenvolvimento de projetos conjuntos e a criação de mecanismos permanentes de colaboração.


Serão cinco dias com uma intensa agenda, que prevê, entre outras atividades, a realização do Seminário Brasil-México: Perspectivas e Desafios da Educação Profissional e Tecnológica, reuniões bilaterais entre gestores brasileiros e mexicanos, a assinatura de acordos de cooperação entre instituições dos dois países e o mapeamento de áreas prioritárias para cooperação, com ênfase em temas como inovação tecnológica, interlocução com o mundo do trabalho e economia social.


As atividades programadas foram viabilizadas a partir do trabalho articulado entre a Câmara e a Diretoria de Relações Internacionais do Conif, com apoio da Associação Nacional de Universidades e Instituições de Educação Superior (ANUIES), da Embaixada do México no Brasil, da Embaixada do Brasil no México e do Fórum de Gestores de Relações Internacionais do Conif (Forinter). 


Para a presidente do Conif, Ana Paula Giraux, que lidera a missão, a escolha do México se deu por seu robusto sistema educacional, que apresenta semelhanças estruturais com o sistema brasileiro.


“O Conif reconhece a importância estratégica de fortalecer laços de cooperação internacional com países do Sul Global, especialmente com parceiros latino-americanos que compartilham desafios e potencialidades semelhantes no campo da educação profissional e tecnológica”, afirma Ana Paula.


Além da presidente do Conif, participam da missão as reitoras Ana Paula Palheta (IFPA), Elaine Cassiano (IFMS) e Nilra Filgueira (IFRR), e os reitores Carlos Cesar Ferreira (IFMA), Carlos Guedes (IFAL), Jadir José Pela (IFES), Rafael Almada (IFRJ), Romaro Silva (IFAP), Valdir da Silva (IF Sudeste MG) e Victor Saraiva (IFF). O grupo também conta com o acompanhamento das diretoras de Relações Internacionais e de Relações Institucionais e Governamentais, Ana Carolina Oliveira e Fernanda Torres.


O fortalecimento e a ampliação da participação do Conif em redes do Sul Global, promovendo o intercâmbio de estudantes e servidores por meio de estratégias para o desenvolvimento de pesquisas aplicadas em áreas de interesse comum, também são pontos importantes para o Conselho, como pontua a diretora de Relações Internacionais. “Instituições como a ANUIES se apresentam como parceiras estratégicas para o desenvolvimento de cooperação técnica, acadêmica e científica de alto nível”, comenta Ana Carolina.


Durante os cinco dias de missão, os dirigentes também farão visitas técnicas. Entre os destinos estão:


Associação Nacional de Universidades e Instituições de Ensino Superior (ANUIES)


Fundada em 1950, reúne 251 instituições de ensino superior do México, públicas e privadas, que representam cerca de 80% da matrícula nacional. Sua missão é fortalecer as IES associadas por meio de representação, serviços de qualidade e articulação de políticas públicas que promovam integração, expansão e inovação. Atua como interlocutora junto à Câmara dos Deputados, SEP, Secretaria da Fazenda e demais esferas governamentais.


Tecnológico Nacional do México de Puebla


 Fundado em 1972, o Instituto Tecnológico de Puebla (ITP), integrante do TecNM, é referência em ensino superior tecnológico no México. Atende mais de 8 mil estudantes em graduação e pós-graduação, com cursos 100% acreditados e certificação ISO 9001. Possui ampla infraestrutura acadêmica e cultural, além de tradição em intercâmbios e cooperação internacional com países como Alemanha, Canadá, França e Colômbia.


Direção Geral de Educação Tecnológica Agrícola e Ciências Marinhas (DGETAyCM)


Subordinada à Subsecretaria de Educação Secundária Superior da SEP, a instituição oferece ensino secundário com formação tecnológica nas áreas agrícola, florestal, marítima, pesqueira e aquícola. Também promove capacitação de produtores e desenvolve pesquisas nessas áreas, contribuindo para a inovação e o fortalecimento do setor.


Colégio Nacional de Educação Profissional Técnica (CONALEP)


O CONALEP é um modelo de integração entre educação profissional e setor produtivo, com foco em formação técnico-prática e certificação de competências. Sua missão inclui compreender a articulação entre escola e empresa, destacando a capacitação e certificação de docentes e equipes administrativas, conduzidas pela Direção de Formação Acadêmica.


Centro de Estudios Tecnológicos Industrial y de Servicios - CETIS Nº 1


O CETIS 1 “Coronel Matilde Galicia Rioja”, em Tláhuac, Cidade do México, é uma escola técnica de nível médio vinculada à DGETI e à SEP. Oferece formação propedêutica e tecnológica, preparando alunos para estudos superiores ou mercado de trabalho. Os cursos técnicos têm duração de cerca de 3 anos e incluem áreas como Eletricidade, Eletrônica, Mecatrônica, Programação, Inteligência Artificial, Eletromobilidade, Informática e Comércio Internacional.


Diretoria de Comunicação do Conif

Texto: Marcus Fogaça/Conif

Foto: Divulgação/Conif

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba