Mais uma missão internacional do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) foi concluída com êxito. Na última semana, o México recebeu onze conselheiros em uma agenda direcionada ao fortalecimento da cooperação acadêmica e científica entre os dois países. Ao longo de cinco dias, a delegação cumpriu com um roteiro intenso – acompanhe esta matéria e confira como foi a programação.
As atividades programadas foram viabilizadas a partir do trabalho articulado entre a Câmara e a Diretoria de Relações Internacionais do Conif, com apoio da Associação Nacional de Universidades e Instituições de Educação Superior (ANUIES), da Embaixada do México no Brasil, da Embaixada do Brasil no México e do Fórum de Gestores de Relações Internacionais do Conif (Forinter).
Instituto Tecnológico de Puebla (ITP)
No primeiro dia, quarta-feira (20/8), os conselheiros conheceram o Instituto Tecnológico de Puebla (ITP), referência em ensino superior tecnológico do México. A instituição possui mais de oito mil estudantes – graduação e pós-graduação – nas áreas de Administração, Tecnologia da Informação, Logística e diversas Engenharias. Durante o encontro, os dirigentes da Rede Federal conheceram a estrutura da instituição, que mantém tradição em programas de intercâmbio e cooperação com diferentes países.

Direção Geral de Educação Tecnológica Agrícola e Ciências Marinhas (DGETAyCM)
Já na quinta-feira (21/8), na Direção Geral de Educação Tecnológica Agrícola e Ciências Marinhas (DGETAyCM) – dependência subordinada à Subsecretaria de Educação Secundária Superior da Secretaria de Educação Pública –, a delegação foi apresentada a projetos de conservação ambiental, como a iniciativa voltada para a preservação dos ajolotes, espécie de salamandra em risco de extinção. Estudantes do curso de hospedagem também promoveram uma celebração mexicana em homenagem à visita dos reitores brasileiros.

Escola Superior de Engenharia Mecânica e Elétrica, Unidade Culhuacán (ESIME)
A diretora da Escola Superior de Engenharia Mecânica e Elétrica, Unidade Culhuacán (ESIME), Dalia Domínguez, apresentou os principais programas da Escola e enfatizou a disposição em ampliar a cooperação, especialmente no eixo de inovação tecnológica, com foco em energia limpa. Já o diretor de Relações Internacionais, Eduardo Lima, destacou a sólida trajetória da instituição em iniciativas como a educação dual, o Collaborative Online International Learning (COIL), os programas de dupla titulação e de assistentes de idiomas.
A ESIME é uma instituição pública de ensino superior pertencente ao renomado Instituto Politécnico Nacional (IPN), presente em 75% do território mexicano. Reconhecida como uma das melhores instituições de engenharia da América Latina, a ESIME tem grande impacto nacional e internacional pela sua atuação em áreas como Engenharia Elétrica, Mecânica, Telecomunicações, Aeroespacial e Eletrônica, e pelo desenvolvimento de infraestrutura avançada nas indústrias de Energia, Radiodifusão, Telefonia e Sistemas Computacionais.
Além dos representantes da Rede Federal, participaram do encontro na ESIME dirigentes do Instituto Politécnico Nacional e da Associação Nacional de Universidades e Instituições de Educação Superior (ANUIES). Ao término do debate os reitores conheceram os laboratórios de acústica, engenharia em sistemas automotores e de robótica.

Colegio Nacional de Educação Profissional Técnica – Conalep
Ainda no segundo dia, no Colégio Nacional de Educação Profissional Técnica (Conalep), vinculado à Subsecretaria de Educação Pública do México, a comitiva conheceu o modelo que integra educação profissional e setor produtivo. O Conalep possui 313 unidades em operação, e soma mais de 300 mil matrículas em áreas como Saúde, Eletricidade, Transporte, Turismo e Administração. A visita foi conduzida pela titular de estudo e intercâmbio acadêmico, Christian Penelope Guerreiro.

Centro de Estudios Tecnológicos Industrial y de Servicios Nº 1 (CETIS 1)
Por fim, na sexta-feira (22/8), a delegação visitou o Centro de Estudios Tecnológicos Industrial y de Servicios Nº 1 (CETIS 1), em Tláhuac, na Cidade do México. Vinculado à Dirección General de Educación Tecnológica Industrial (DGETI), o centro oferece formação de nível médio tecnológico e técnico-profissional em áreas como Mecatrônica, Programação, Inteligência Artificial e Comércio Internacional, conciliando formação acadêmica e preparação para o mercado de trabalho.

Visões dos conselheiros
Para a reitora do Instituto Federal do Pará (IFPA) e vice-presidente de Assuntos Acadêmicos do Conif, Ana Paula Palheta, a ida ao México foi “muito produtiva”.
“Pudemos conhecer o sistema educacional mexicano e como a Educação Profissional Tecnológica do Brasil e os institutos tecnológicos mexicanos coincidem em sua missão, concepção filosófica de educação e, sobretudo, como nós podemos atuar em conjunto para fortalecer educação e formação profissional na América Latina”.
Ao final da missão, ela fez um convite às instituições mexicanas. “Podemos considerar a missão exitosa e, desse modo, convidamos também toda a delegação, todas as instituições mexicanas que nos receberam e conheça a Rede Federal. Esperamos ter representado bem o Brasil e a nossa educação profissional tecnológica que tanto nos orgulha e nos faz rodar o mundo”, finalizou.

O reitor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Rafael Almada, também compartilhou a experiência no México.
“Tivemos a oportunidade apresentar, às instituições mexicanas, as experiências de cada instituição da Rede Federal. Falamos sobre inovação tecnológica e sobre o setor produtivo que desenvolvemos no Brasil. Fomos bem práticos também e levamos uma proposta de cooperação, com possibilidade de mobilidade para os estudantes e servidores”.
O reitor Carlos Guedes, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), reforçou a possibilidade de parcerias com o país.
“Foi um encontro maravilhoso para fortalecer o intercâmbio de experiências com as nossas instituições, no Brasil. A gente ficou muito feliz por poder trocar experiências, falar sobre inovação tecnológica na Rede Federal.
Além de Ana Paula Palheta, Rafael Almada e Carlos Guedes, participaram da missão a presidente do Conif, Ana Paula Giraux; as reitoras Elaine Cassiano (IFMS) e Nilra Filgueira (IFRR); e os reitores Carlos Cesar Ferreira (IFMA), Jadir José Pela (IFES), Romaro Silva (IFAP), Valdir da Silva (IF Sudeste MG) e Victor Saraiva (IFF). O grupo também contou com o acompanhamento das diretoras de Relações Internacionais e de Relações Institucionais e Governamentais, Ana Carolina Oliveira e Fernanda Torres – respectivamente.
Diretoria de Comunicação do Conif
Texto: Marina Oliveira/Conif
Foto: Divulgação/Conif