Fórum de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação é recebido, de forma inédita, na sede da Capes

Na manhã da última terça-feira (20), o Fórum de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Forpog) do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) realizou a primeira reunião presencial do ano. Na ocasião, os integrantes do Fórum foram recebidos na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Nível Superior (Capes), em Brasília.


O primeiro dia de encontro contou com a presença da presidente da Capes, a professora Denise Pires. Juntos, trataram, principalmente, sobre os programas da Capes que hoje estão alinhados com as atividades da Rede Federal. Também participou da reunião o coordenador da Câmara de Pesquisa e Inovação e reitor do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Wally Menezes.

“Isso mostrou como temos sinergia em nossas ações e como podemos contribuir com a Capes e, ao mesmo tempo, retroalimentar esse sistema de parceria, que é tão importante para as instituições. A Capes tem um papel fundamental no acompanhamento, avaliação e diretrizes dos programas de Pós-Graduação. E o Forpog também precisa sempre estar muito alinhado às diretrizes da Capes”, afirmou a então coordenadora do Forpog e pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFCE, Joélia Marques.


Como parte das atividades do Fórum, em Brasília, os integrantes também se reuniram, na quarta-feira (21/5), com o Diretor de Articulação e Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec),Cláudio Alex Jorge da Rocha, para apresentar demandas relacionadas à inovação na Rede Federal.


“A gente pôde apresentar as ações de pesquisa, inovação, empreendedorismo, sustentabilidade que a Setec tem desenvolvido, com destaque para a Rede Integra, que que relaciona e, claro, converge com todas as ações de inovação da Rede Federal”, explicou o diretor.


Na ocasião, a equipe da Setec também abordou o projeto de assistência técnica em inovação, o Assistec Inova. A iniciativa, que é fruto de uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), tem como objetivo prestar assistência técnica nas áreas de inovação e empreendedorismo às instituições de ensino que compõem a Rede Federal. Também foi destacado, em reunião, o Projeto Pé no Futuro, que visa preparar jovens do Ensino Médio para os desafios tecnológicos, seja no Ensino Superior ou no mercado de trabalho.


“Essa oportunidade, de nos reunirmos, permite um avanço nesse processo de articulação e na compreensão da importância da Rede Federal para definição, elaboração e acompanhamento das políticas e ações de pesquisa, pós-graduação e inovação na Rede Federal”, finalizou Claudio Alex.


Nova eleição


Ainda no dia 21 de maio, o Forpog elegeu o novo coordenador do Fórum, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Rogério Teles.

“Nós estamos aqui, com todos os institutos representados, e fomos escolhidos por aclamação dos colegas. Fico muito satisfeito, isso me traz uma grande responsabilidade. O nosso Fórum, nos últimos anos, tem se esforçado muito para melhorar a comunicação, com o próprio Conif, e a gente tem conseguido. Inclusive, agora, com o professor Wally à frente da Câmara de Pesquisa e Inovação, realmente estreitou bastante essa relação. Então, agora, é dar continuidade aos trabalhos dos colegas que estiveram à frente do Forpog anteriormente”, afirmou o novo coordenador do Fórum.

Diretoria de Comunicação do Conif
Texto:
Marina Oliveira/Conif
Foto: Moacir Evangelista/Conif

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba