Gestores da Rede Federal podem se inscrever na Reditec 2025

Neste ano, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) acrescenta à sua história mais um momento marcante: pela primeira vez, será sede da Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2025).

 

Reunindo reitores, pró-reitores, diretores-gerais e parceiros para discutir políticas e diretrizes da Educação Profissional e Tecnológica, o evento é uma iniciativa financiada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e pelo Ministério da Educação (MEC), e organizado por Institutos Federais de forma alternada.

 

"Estamos preparando cada detalhe com muito cuidado para que todos tenham uma experiência completa de formação, troca e reconhecimento da força da nossa Rede", aponta a reitora do IFMS, Elaine Cassiano.

 

A 49ª edição será realizada na cidade de Bonito/MS, de 2 a 5 de setembro, com a expectativa de receber cerca de 1,2 mil participantes. "Mato Grosso do Sul será palco de uma programação intensa, com paineis, palestras, mesas-redondas, feira de economia solidária e muito mais. Teremos um time diverso de palestrantes, gestores, especialistas e convidados de todo o país. Estamos preparando cada detalhe com muito cuidado para que todos tenham uma experiência completa de formação, troca e reconhecimento da força da nossa Rede", aponta a reitora do IFMS, Elaine Cassiano.

 

A partir desta terça-feira, 22, as inscrições estão abertas para gestores das 41 instituições que compõem a Rede Federal. 

 

🔸O acesso ao formulário de inscrição está disponível no site oficial do evento.

 

Neste primeiro momento, os dirigentes e gestores das Instituições da Rede Federal poderão se inscrever gratuitamente pelo site oficial, através de um formulário rápido e intuitivo, conforme explica a servidora do IFMS, Amanda Cipriano, que integra a Comissão de Organização e Planejamento da Reditec 2025 e é responsável pela jornada do usuário no ambiente digital.

 

A partir do cadastro na plataforma, o gestor poderá acessar o Painel do Participante, no qual será possível acessar as atividades da programação, realizar a inscrição naquelas de interesse, participar de quizzes interativos e acessar conteúdos complementares do evento. "Além da programação com mais de 50 atividades, os participantes também terão acesso a uma rede exclusiva de networking, conectando lideranças de todo o país, para a troca de experiências e boas práticas", explica Amanda.

 

Em breve, também será disponibilizado gratuitamente para download um aplicativo exclusivo do evento, pelo qual os participantes poderão acessar todo o conteúdo do site. 

 

Poesia no tema - A construção da programação da 49ª Reditec – ‘A Rede Federal é Maior que o Mundo’ – foi um processo coletivo, inspirado no diálogo e na escuta ativa.

 

"Buscamos harmonizar as boas práticas das edições anteriores com as demandas atuais, consultando os fóruns assessores do Conif, os servidores do IFMS, as proposições do MEC e até mesmo as sugestões dos próprios palestrantes", conforme explica Juliana Miguel, também membro da Comissão de Organização do evento.

 

"O objetivo foi criar uma programação plural, que representasse não só as prioridades institucionais, mas também os sonhos e as urgências de quem faz a educação profissional acontecer", aponta Juliana Miguel, uma das organizadoras do evento.


A base da escolha foram os eixos temáticos alinhados aos princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional e à poesia de Manoel de Barros, que fala de pertencimento e de enxergar o extraordinário no cotidiano.

 

O desejo era que a Reditec refletisse este olhar: um espaço onde vozes diversas pudessem ser acolhidas e onde as discussões técnico-científicas dialogassem com a sensibilidade e a identidade da Rede Federal.

 

"Foi um exercício de equilíbrio entre anseios e possibilidades materiais, sempre com o objetivo de criar uma programação plural, que representasse não só as prioridades institucionais, mas também os sonhos e as urgências de quem faz a educação profissional acontecer. No fim, a Reditec é isso: um quintal grande o suficiente para caber o mundo inteiro – e ainda sobrar espaço para mais", finaliza.

 

A programação será atualizada conforme os palestrantes forem confirmando a participação no evento. O contato com a organização do evento pode ser feito via e-mail para: reditec2025@ifms.edu.br.

 

Experiências exitosas - O IFMS também está com inscrições abertas, até sexta-feira, 25, na chamada de relatos de experiências exitosas a serem apresentados durante a Reditec 2025.

 

Podem se inscrever docentes e técnicos-administrativos do quadro permanente das instituições da Rede Federal que coordenaram e participaram de projetos, programas ou ações ligados às temáticas dos eixos transversais propostos.

 

Mais informações estão disponíveis na Página das Experiências Exitosas.

 

Diretoria de Comunicação do Conif

Texto: Laura Silveira/IFMS

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba