Na última quinta-feira (9/10), o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) participou do lançamento do livro “I-hubs: Coletânea de cases identificados ao longa da primeira fase de aplicação do Marco da Inovação TVET no Brasil”. A obra foi lançada durante o ConectaIF, evento organizado e realizado pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), na Arena BRB, em Brasília.
A obra, que foi organizada por três servidores da Rede Federal – João Gabriel Rocha Silva (IFB), Laryssa Tarachucky (IFSC) e Marcelo Maia Gomes Florentino (Ifac) –, é resultado da sistematização de experiências exitosas da primeira fase do “Marco de Inovação da Educação Profissional e Tecnológica (EPT): Promovendo a Excelência no Brasil”, fruto de uma parceria entre Conif, UNESCO-UNEVOC e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).
“Foi um processo realmente incrível poder conhecer outros servidores de diferentes Institutos Federais e descobrir as maravilhas que existem dentro da nossa rede. Muitas vezes, no dia a dia, a gente não se dá conta da riqueza e do potencial que temos nos Institutos Federais. Foi uma experiência muito inspiradora, e eu estou extremamente orgulhosa do resultado que alcançamos”, afirmou Laryssa durante o lançamento da obra.
Para o professor João Gabriel Rocha, do IFB, a iniciativa evidencia o potencial da Rede Federal e o valor do trabalho coletivo.
“O I-Hubs nos mostra, de forma muito clara, que a nossa rede, além de diversa e plural, também tem muito em comum. E isso reforça que crescemos e alcançamos resultados muito melhores quando trabalhamos em equipe”, destaca o docente.

Além dos autores João Gabriel Rocha e Laryssa Tarachucky, estiveram presentes no momento do lançamento Ana Carolina Oliveira, diretora de Relações Internacionais do Conif; Leonardo Tavares, professor do Instituto Federal Fluminense (IFF) e coordenador do projeto I-hubs no Brasil; Wagner Bretas, também professor do IFF e integrante da equipe de gestão do projeto; Diemerson Sacchetto, coordenador do projeto no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes); e Emilson Ribeiro, coordenador do projeto no IFB.
“O campus e a Rede Federal desempenham um papel fundamental na sociedade: um papel educacional essencial, que muitas vezes vai além do esperado. Isso porque, mais do que oferecer educação, os Institutos Federais têm a capacidade de transformar vidas. Esse projeto desperta ainda mais esse potencial transformador, tanto nas pessoas quanto nas instituições. Prova disso é que já existem propostas de ampliação da iniciativa para outros institutos, outros campi e diferentes regiões do Brasil”, afirmou o coordenador Leonardo Tavares.
O I-hubs
Idealizada no final de 2022, a fase brasileira de aplicação da metodologia desenvolvida pela UNEVOC ganhou forma entre março e julho de 2024. Nesse período, foram realizados seis workshops – um em cada região do país – com duração de uma semana cada. O principal objetivo dessas ações foi conduzir um processo de autoavaliação orientada e propor iniciativas capazes de fortalecer o papel de cada campus em seu ecossistema local, especialmente em relação à inovação.
Segundo o livro, os workshops permitiram identificar mais de 440 pontos fortes e 480 oportunidades de melhoria, a partir de quatro dimensões: Estratégia e Gestão; Processo de Ensino e Aprendizagem; Produtos e Serviços; e Gestão de Relacionamento com o Ecossistema. A metodologia, desenvolvida pela UNESCO-UNEVOC e adaptada ao contexto brasileiro, proporcionou tanto uma autoavaliação qualitativa e quantitativa quanto um mapeamento detalhado dos parceiros estratégicos da Rede Federal.
Outro ponto de destaque foi a internacionalização da iniciativa. Representantes de cinco países africanos de língua portuguesa – Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe – participaram da etapa final do projeto em Brasília.
No Brasil, o programa é coordenado pelo Instituto Federal Fluminense (IFF), com apoio da Diretoria de Relações Internacionais do Conif, e envolve outras cinco instituições da Rede – Instituto Federal do Acre (Ifac), Instituto Federal de Brasília (IFB), Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), que foram selecionadas por meio de edital.
Para conferir a obra, na íntegra, clique aqui.
Diretoria de Comunicação do Conif
Foto: Rafael Araújo/Conif