Na manhã desta terça-feira, 06 de agosto, segundo dia do III Seminário Nacional do Ensino Agrícola e Educação do Campo, das Águas e das Florestas, autoridades da Rede Federal participaram de uma mesa que teve a importância dos Institutos Federais na implementação das Políticas Públicas como tema.
O diretor de Programa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação -SETEC, professor Charles Okama, que também é ex-reitor do IF Sudeste MG, marcou presença no evento e comentou sobre a importância de a Rede Federal assumir um papel de protagonismo na discussão das Políticas Públicas para a Educação: “Quando a gente pensa na Rede Federal, a gente já se lembra da importância dela ao longo da história, partindo da criação, lá em 1909, e no percorrer deste caminho, sabemos tudo o que ela já promoveu para a educação tecnológica no Brasil”, relembrou Charles.
Segundo o diretor, a importância da da Rede Federal na educação do Brasil só fez crescer e ela pode ser protagonista na discussão de vários aspectos trazidos pela Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, marco regulatório mais atual: “penso que a Rede Federal pode ser protagonista em vários elementos que a Política traz para discussão, principalmente no sentido de qualidade e ampliação da oferta pensando em elementos importantes como acesso, permanência e êxito. Elementos esses que, para além da Política Nacional da EPT, também se encontram no Plano Nacional da Educação. E aí, um fator necessário para a discussão quando a gente pensa em qualidade, é pensar que a Rede pode trazer elementos importantes para o desenvolvimento de um sistema de avaliação das instituições e dos cursos, dada a sua magnitude, já que está presente em vários territórios, e, para além disso, a questão da concepção dos institutos federais principalmente no que diz respeito à oferta de cursos na sua verticalização proporcionando qualidade nesta oferta. É o momento que a Rede tem de participar desses debates que estão acontecendo ao longo do ano para que então se transformem depois em estratégias, e partir delas, em ações, gerando resultados como a ampliação da Rede Federal”, propõe Charles.
Rafael Bastos, reitor do IFMG também marcou presença no evento e destacou a importância do Fórum: “O Fórum do Campo é importante demais. Eu até sou suspeito para falar porque venho de campus agrícola. Acredito que essa discussão sobre o futuro dos campi agrícolas e sobre o que nós queremos do ensino na educação do campo é fundamental. Por isso, eu fiz questão de estar presente aqui hoje para reafirmar o nosso compromisso com uma educação inclusiva, pública, de qualidade e poder levar as novas tecnologias, as novas formas de pensar a educação do Campo”, reflete o professor.
O reitor do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), José Carlos de Sá Júnior, que também coordena a Câmara de Educação no Campo do Conselho Nacional das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Conif), destacou a presença da Setec no evento: “A presença da SETEC aqui no Fórum tem grande importância e demonstra a sensibilização da Secretaria com as questões específicas dos nossos campi agrícolas, da educação do campo de uma maneira geral. Portanto, a participação do Charles foi muito significativa porque ele trouxe uma abordagem, em um primeiro momento geral, sobre as questões de regulamentação e financiamento da Rede Federal, mas, ao mesmo tempo, também dedicou um olhar específico para nossos campi agrícolas. Eu achei fundamental porque ele mostra caminhos importantes que a gente pode começar a desbravar no sentido da resolução dos nossos problemas”, avaliou o coordenador.
Após a abertura, teve apresentação cultural e a Mesa temática: Educação Escolar do Campo, mediada por Tania Mares Figueiredo do IFNMG-Campus Almenara, com a palestrante, Shauma Tamara N. Sobrinho – Parfor Equidade IFPA.
Será possível conferir o conteúdo completo das apresentações e palestras do FORCAMPO, em breve, no canal do YouTube do Conif.
Diretoria de Comunicação do Conif
Texto: Fernanda Coelho/Coordenação-geral de Comunicação Social e Marketing - IF Sudeste MG
Foto: Raquel Blank/Coordenação-geral de Comunicação Social e Marketing - IF Sudeste MG