Na tarde dessa quinta-feira (7/11), o vice-presidente de Relações Institucionais do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Rafael Almada, participou do debate “O acesso à conectividade como indutor da inclusão social e digital”, do primeiro Fórum de Educação organizado pela Huawei. O evento foi realizado no hotel Brasília Palace, em Brasília.
Na ocasião, os participantes do painel responderam às perguntas feitas pelo mediador e diretor de Educação e Responsabilidade Social da Huawei, Victor Montenegro. O vice-presidente do Conif foi questionado sobre como “enxerga o papel do Conselho na promoção de políticas que garantam a inclusão, através de conectividade ou de outras ferramentas”.
“Quando falamos de uma associação ou conselho relacionado a instituições que têm, em sua essência de criação, não apenas o ensino, mas também a pesquisa, a extensão e a inovação, é estratégico que esses organismos possam efetivamente alcançar o interesse coletivo daqueles que mais precisam”, disse o conselheiro do Conif.
Durante sua participação no encontro, Almada também chamou atenção para o diálogo da Rede Federal com o setor produtivo. “Não é por acaso que, além desse diálogo com o setor produtivo, é missão e atribuição dos institutos federais estabelecer diálogo com os arranjos sociais e culturais locais”, completou o conselheiro, que também é reitor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).
Além de Almada, participaram do debate a coordenadora de Educação da Unesco Brasil, Rebeca Otero Gomes; o secretário-executivo do Ministério de Desenvolvimento Social, Osmar Ribeiro; a coordenadora Regional para Inclusão Digital da União Internacional de Telecomunicações (UIT), Ana Veneroso; o superintendente de Planejamento Regulatório da Anatel, Nilo Pasquali; e o diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Gustavo Leal.
De acordo com a organização, o evento marca o compromisso da multinacional com iniciativas voltadas à educação inclusiva, inovação tecnológica e construção de um Brasil mais digital, por meio de conectividade e capacitação digital. Em entrevista à equipe de Comunicação do Conif, Victor Montenegro destacou a parceria entre a Huawei e a Rede Federal.
“Depois de 26 anos no Brasil, a Huawei, especialmente nos últimos dois anos, passou a entender a importância da Rede Federal. E a gente está falando de uma Rede presente em todos os locais do país, em cidades que, às vezes, não tem um órgão governamental para prover suporte, para prover educação de qualidade à população. A Huawei entendeu que a Rede Federal era o melhor caminho na estratégia de agente global de qualificação, responsabilidade social e desenvolvimento sustentável para uma aceleração tecnológica”, frisou.
Também estiveram presentes no evento reitores dos institutos federais; o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Marcelo Bregagnoli; o secretário-executivo do Ministério da Educação, Leonardo Barchini; a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovações, Luciana Santos; entre outros representantes dos setores público e privado e de organizações internacionais.
Diretoria de Comunicação do Conif
Texto: Marina Oliveira/Conif
Foto: Rafael Araújo/Conif (capa) e Divulgação Fórum de Educação Huawei