Entre os dias 26 e 28 de novembro, sob liderança da presidência do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), conselheiros estiveram mobilizados no Congresso Nacional em busca de orçamento para as instituições em 2025.
Na ocasião, os dirigentes reforçaram com os parlamentares a necessidade de manter o valor atual que consta no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2025: R$2.8 bilhões. No entanto, pela estimativa do Conif, o valor de R$4,7 bilhões seria o ideal para o funcionamento das instituições no próximo ano, assim como foi apresentado durante a III Marcha dos Reitores Por Mais Orçamento na Rede Federal EPTC, realizada em julho.
“A nossa primeira defesa é de que não tenha nenhum corte no valor previsto na PLOA. E precisamos reforçar que uma grande demanda nossa é a garantia de emenda para a alimentação escolar. Temos já algumas ações estruturantes, mas a ideia é de que cada estudante tivesse uma refeição quente por dia. Como defendemos, estudante com fome não aprende”, ressaltou o presidente do Conif, Elias Monteiro, durante reunião com o relator setorial do programa Educação e Cultura na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025, o senador Sérgio Petecão (PSD/AC).
O parlamentar acreano se colocou à disposição para atender à demanda feita pelos conselheiros. “O que a gente puder fazer para fortalecer, vai tentar fazer. O objetivo é esse. Temos parcerias através do meu mandato, então, o que estiver ao meu alcance, farei para que ao menos não mexam nesse valor que consta na PLOA”.
Em uma das idas ao Congresso Nacional, os conselheiros também foram recebidos pelo senador Confúcio Moura, relator da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) de 2025. De acordo com o reitor do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Moisés José Rosa, os conselheiros tiveram a oportunidade de apresentar as pautas prioritárias da Rede Federal para o parlamentar e equipe.
“Tivemos uma reunião com o senador Confúcio Moura e sua equipe técnica e conseguimos colocar na pauta a relevância da alimentação, transporte e inclusão. Então, essas demandas certamente estarão na LDO, o que dá abertura para a Comissão Mista de Orçamento colocar recursos orçamentários para essas áreas que, para nós, têm uma relevância imensa. Seguiremos lutando para que tenhamos uma Educação Profissional cada vez melhor, para atender, sobretudo, àquelas pessoas que mais precisam”, destacou o reitor do IFRO.
Votação LDO
Nessa quarta-feira (27/11), o senador Confúcio Moura, apresentou o seu relatório preliminar na Comissão Mista de Orçamento. Por acordo entre os líderes, a votação foi adiada e será realizada na próxima semana – a primeira do mês de dezembro.
Diretoria de Comunicação do Conif
Texto: Marina Oliveira/Conif
Foto: Marcus Fogaça/Conif