Workshop promovido pelo IFPA fortalece liderança feminina na Rede Federal


Promover o diálogo, a formação e o fortalecimento da liderança feminina no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, esse foi o objetivo do workshop “Elas na Rede Federal”, realizado pelo Instituto Federal do Pará (IFPA) nos dias 20 e 21 de maio. O encontro reuniu gestoras, pesquisadoras e servidoras convidadas em uma programação dedicada à reflexão sobre os desafios e oportunidades relacionados à equidade de gênero no serviço público e nas instituições de ensino.


O workshop contou com a participação de servidoras de 20 Institutos Federais e do Colégio Pedro II, representando 17 estados brasileiros: Pará, Minas Gerais, Tocantins, Goiás, Bahia, Paraíba, Ceará, Amapá, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraná, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Maranhão. A diversidade regional das participantes reforçou o caráter nacional do encontro e ampliou as possibilidades de troca de experiências e construção coletiva entre mulheres que atuam em diferentes contextos da Rede Federal.


“A iniciativa de realizar o Elas na Rede Federal tem uma importância gigantesca, não somente no âmbito do Instituto Federal do Pará como em toda Rede, isso porque ele é criado como espaço democrático, plural, de formação e atuação política que nós, servidoras públicas que estamos na Rede, temos como estratégia de fortalecimento e de superação de obstáculos, na certeza de que esse primeiro evento vai deixar saudade e a gente já começa a pensar na versão 2027”, adianta a Reitora do IFPA, Ana Paula Palheta.

Com apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), o evento teve como principal objetivo fortalecer as lideranças femininas entre as servidoras da Rede Federal, promovendo espaços formativos voltados ao desenvolvimento de competências de liderança, à ampliação da participação das mulheres nos processos de gestão institucional e à promoção da equidade de gênero.


Para a Diretora de Relações Institucionais e Governamentais do Conif, Fernanda Torres, o workshop trouxe uma formação mais sólida e um olhar diferenciado para tudo aquilo que vem sendo feito pelas mulheres e o caminho que todas as gestoras estão construindo.


“Esse evento fará parte do calendário oficial do Conif a partir do ano que vem e nós esperamos que isso renda frutos, empodere mais mulheres e também as encoraje para que elas possam ocupar mais cargos de liderança, tanto nas suas reitorias, nas pró-reitorias, nas diretorias gerais dos campi e em todos os espaços de poder que nós precisamos também ocupar enquanto servidoras públicas federais”, afirmou.


Programação


Ao longo da programação, o evento contou com conferências, painéis temáticos e atividades formativas que abordaram temas como políticas públicas de equidade, interseccionalidade de gênero e raça, além da presença feminina em espaços de gestão e tomada de decisão.


Entre os destaques estiveram a conferência “O papel do Estado na indução de políticas de equidade de gênero”, a palestra “Intersecção de gênero e raça no serviço público”, a roda de conversa “Mulheres que transformam: voz, liderança e decisão”, e as oficinas “Violência de gênero nas instituições: estratégias para mulheres em posições de liderança” e “Neurocomunicação feminina”.


“A gente teve conferências maravilhosas com a Cibele e com a Sandra, que nos trouxeram um pouco dos dados pra gente entender um pouquinho melhor a desigualdade de gênero ainda tão presente no nosso país, que é um país cuja maioria da população são mulheres, onde temos mulheres em maior número na carreira do serviço público, mas quando a gente para pra olhar os espaços de liderança ocupados por essas mulheres, ainda tá muito aquém, as mulheres ainda não ocupam os espaços de liderança nessas instituições e nós estamos aqui pra pensar sobre isso, pensar em estratégias pra mudar essa realidade. Então, vamos em bando mudar os Institutos Federais, para que mais mulheres possam ocupar esses espaços, serem valorizadas, serem reconhecidas e terem legitimidade nos espaços que elas estão ocupando de gestão”, destacou a servidora do IF Goiano, Maria Otávia Loureiro.

Além das formações, o encontro também estimulou a troca de experiências entre as participantes, fortaleceu redes de apoio e incentivou práticas institucionais mais justas e inclusivas. “O evento Elas na Rede Federal é um marco na história da Rede Federal, dos Institutos Federais, é um momento que marca um encontro de diversas mulheres que ocupam função de lideranças nos seus locais de trabalho. São certamente espaços desafiadores de maneira geral, mas mais ainda por serem mulheres, então é um evento que marca encontros, acolhimento, estratégias de crescimento coletivo e certamente desempenhará um crescimento para todas nós”, defende a servidora do IFPA Campus Rural de Marabá, Etiane Macêdo.


Mais do que um evento, o “Elas na Rede Federal” consolidou-se como uma ação formativa e política que reafirma o compromisso do IFPA com a promoção da equidade, da diversidade e da valorização das mulheres nos espaços de decisão.


“Elas na Rede Federal não é apenas um momento de discussão, é um movimento onde a liderança feminina, que são mulheres empoderadas, responsáveis pela implementação de uma das políticas mais importantes para o desenvolvimento econômico do país, que é a educação profissional e tecnológica brasileira. Então, é um momento muito rico, importante, um momento em que as mulheres têm voz para poder, não apenas lamuriar suas dores, mas compartilhar experiências, saberes e conhecimentos e fazerem alianças para estarem juntas, em prol não só de mulheres que virão depois delas, mas de uma educação, de fato, com muita qualidade”, afirmou a Coordenadora-Geral de Desenvolvimento de Pessoas da Rede Federal, Silvilene Souza da Silva.




Diretoria de Comunicação do Conif
Publicação (texto e fotos) | Instituto Federal do Pará (IFPA)

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba